Início Notícias Têxtil

Klopman vence prémio de gestão

A produtora italiana de tecidos técnicos, que recentemente embarcou numa estratégia de expansão internacional na Europa e na Ásia, superou mais de 18 mil candidatos e foi a vencedora do galardão Industria Felix, que reconheceu a performance de gestão e fiabilidade financeira da Klopman.

[©Klopman]

O prémio foi atribuído após a análise das declarações financeiras de 2018 – o último balanço disponível – de mais de 18 mil empresas italianas de diversos sectores, explica em comunicado a Klopman.

A empresa fabrica tecidos técnicos há mais de 50 anos, tendo três áreas de negócio em termos de aplicação: vestuário de trabalho, vestuário de proteção e uniformes. A produtora italiana, afirma, foi a primeira a introduzir a utilização de misturas poliéster/algodão, tendo um terço do mercado europeu em alguns sectores e produzindo tecidos em mais de 130 estilos e tonalidades, alguns dos quais desenvolvidos à medida para os seus clientes.

Entre as vantagens competitivas da Klopman são citadas as tecnologias avançadas e o controlo centralizado de processos, que é capaz de monitorizar e corrigir simultaneamente 3.800 pontos. A empresa está sediada em Frosinone, tem uma unidade de produção com uma área de 70 mil metros quadrados e emprega 400 pessoas. A capacidade produtiva ascende a 40 milhões de metros de tecidos, representando um volume de negócios superior a 153 milhões de euros.

Recentemente, a Klopman, através do seu CEO, Alfonso Marra, lançou uma estratégia de expansão internacional, que a levou a abrir filiais comerciais em Düsseldorf, Lyon, Moscovo, Borås (Suécia), Dubai e Banguecoque, tendo implementado uma nova unidade produtiva em Jacarta para servir diretamente o mercado asiático.

[©Klopman]
A entrega do galardão Industria Felix foi feita após uma investigação da revista económica e financeira trimestral epónima, em colaboração com a Cerved, a maior agência de rating italiana. A associação empresarial Confindustria, que junta mais de 150 mil empresas de todos os tamanhos, que em conjunto empregam quase 5,5 milhões de pessoas, patrocina o prémio em colaboração com a Universidade Luiss Guido Carli  e a Associação Cultural Industria Felix.

A Klopman foi anunciada como vencedora por um comité científico constituído por economistas, empresários e gestores de várias organizações e empresas que patrocinam a Industria Felix.

O comité usou como critério de avaliação um algoritmo financeiro objetivo, em comparação com o Cerved Group Score, o indicador de fiabilidade financeira de empresas italianas desenvolvido pela agência de rating italiana, especializada na avaliação da performance económica e financeira das empresas.

«A Klopman sempre deu a maior atenção à sua sustentabilidade financeira, um resultado impossível de conseguir sem um grande esforço de equipa que envolve todos os componentes da empresa. Receber este prémio é um reconhecimento importante dos nossos esforços, pelos quais gostaria de agradecer a toda a administração e colaboradores que, em conjunto, são os ativos reais desta empresa», explica Alfonso Marra. «Solidez, atenção à qualidade, excelência, sustentabilidade e dinamismo para conseguir resultados cada vez mais importantes são elementos característicos da Klopman e as melhores ferramentas para enfrentar com sucesso os desafios do futuro», destaca o CEO.