Início Notícias Vestuário

Kolovrat a Norte

O industrial e o romântico misturaram-se na coleção “Medo/Amor” de Lidija Kolovrat, apresentada na ModaLisboa. Foi, de resto, o segundo elemento dessa dicotomia que motivou a designer nascida na Bósnia a regressar e a continuar a investir em Portugal, com a chegada da marca a Norte já agendada.

Depois de uma breve ausência e conseguinte encerramento do Kolovrat Lab, a designer Lidija Kolovrat regressou, em 2010, a Portugal com o Kolovrat 79, um ambiente multifuncional onde a arte e o design convergem e crescem num atelier e loja, em Lisboa.

Kolovrat | Summer 2017 | ModaLisboa - Together
Kolovrat, primavera-verão 2017 – ModaLisboa “Together”
Kolovrat | Summer 2017 | ModaLisboa - Together
Kolovrat, primavera-verão 2017 – ModaLisboa “Together”

Recentemente, à margem da edição “Together” da ModaLisboa, Lidija Kolovrat antecipou também a expansão da marca que assina – vendida em Hamburgo e Londres – em território nacional. «Na loja de Lisboa notamos que os homens, não comprando coisas femininas, gostam de coisas diferentes. Há mais abertura no homem e ainda há mais coisas para fazer», explicou, ao Portugal Têxtil, para justificar a aposta num novo ponto de venda. A coleção primavera-verão 2017 “Medo/Amor” vai saltar da passerelle de “Together” (ver ModaLisboa abraça o futuro) para as prateleiras da concept store de moda masculina Wrong Weather, no Porto.

Para a próxima estação quente, a designer procurou «consciencializar o homem do seu lado feminino em interação com a sua masculinidade, intensificando um novo nível de sofisticação». Inspirada por essa «dualidade», a Kolovrat propôs t-shirts oversized, malhas desfeitas, remendos de estampados gráficos, camisolas longas e calças assimétricas numa mostra exclusivamente masculina. «Não foi uma ideia inicial, mas acho que na moda masculina posso oferecer mais novidade», acredita Lidija Kolovrat, que tem vindo a apresentar desfiles mistos no calendário da ModaLisboa. «Pensei: “não vou misturar, porque vou acabar por diluir”», acrescentou sobre a coleção de menswear pintada a preto e branco.

Reconhecida como artista multidisciplinar, o trabalho da designer abrange moda, escultura, vídeo, performance e design de interiores, sendo que, para 2017, Lidija Kolovrat tem já «vários projetos noutras áreas que não a moda» em incubação. Todavia, apenas o decorrer do tempo deixará conhecer quais.