Início Destaques

Kubix Link conecta empresas

O segundo Café da Manhã da Lectra é servido amanhã de manhã e será dedicado à solução premiada Fashion On Demand. No primeiro webinar desta série, a empresa detalhou como o Kubix Link consegue fazer a gestão de coleções e recuperar esses dados para serem usados automaticamente, por exemplo, em sites de e-commerce.

Paulo Vale, Susana Costa, Rodrigo Siza Vieira, Alcindo Lima e Fernando Ribeiro

Num formato adaptado à realidade atual que vive o país e o mundo, a Lectra Portugal usou a plataforma Webex para reunir os seus clientes e fazer um webinar sobre a solução Kubix Link, uma solução na cloud que liga diferentes equipas e que, tendo sido lançada já em 2017, responde às necessidades e às tendências atualmente no mercado.

«Os nossos clientes sabem que privilegiamos um contacto presencial, realizamos anualmente vários encontros temáticos, mas dada a situação em que nos encontramos, privados de eventos ao vivo, esta foi a melhor forma que encontramos para continuar a informar, passar valor e permanecer ligados aos clientes», explica Susana Costa, diretora de marketing da Lectra Portugal.

A primeira sessão, que teve lugar no passado dia 22 de abril, foi o primeiro dos seis webinars previstos, que terão lugar sempre à quarta-feira, sendo o próximo dedicado à solução premiada Fashion On Demand, com inscrições abertas aqui.

Um mundo em mudança

A pandemia está a levar ao confinamento de milhares de pessoas. Segundo os dados da Agence France-Presse (AFP) citados por Fernando Ribeiro, especialista em soluções Lectra da filial portuguesa, que liderou a sessão, cerca de 4,5 mil milhões de pessoas estão a cumprir medidas de isolamento em alguma parte do mundo, ou seja, «6 em cada 10 pessoas». Uma realidade «complicada e para a qual não estávamos preparados», assumiu, sublinhando, contudo, que «é uma oportunidade interessante para percebermos como conseguimos reagir às contrariedades e transformar aquilo que seria um problema numa oportunidade de negócio».

São várias as empresas que estão a aproveitar essas oportunidades. «Eventos que estão sediados na nuvem e as grandes corporações estão a começar a tirar partido desta nova realidade», exemplificou, dando conta do megaconcerto online que conseguiu angariar 118 milhões de euros e da valorização da plataforma de streaming Netflix.

«O mundo está a mudar e está a mudar para uma versão online e baseada na nuvem», afirmou Fernando Ribeiro, acrescentando que as soluções na cloud estão com elevada procura, como é o exemplo da Microsoft Teams e da “sala de reuniões virtual” Zoom.

«Isto representa uma oportunidade de negócio impressionante para os operadores da cloud, mas representa também uma tendência de que tudo está a migrar para a nuvem», indicou Fernando Ribeiro, que elencou sete benefícios da migração para a nuvem, incluindo poupança de custos, segurança, conectividade e acessibilidade, redução do risco de perda de dados, facilidade de implementação, maior colaboração e maior eficiência.

A solução Kubix Link

Com base nesta nova realidade, em que colaboração é um conceito essencial, «a Lectra tentou encontrar e desenvolver uma plataforma que permitisse gerir uma grande quantidade de informação de uma maneira muito fácil como é a Wikipedia, que tem informação sobre quase tudo, de uma forma organizada e simples de encontrar e a partir de qualquer equipamento», ou seja, que permitisse aceder à informação de forma simples, mas com dados estruturados e com a possibilidade de colaboração de todos os envolvidos, esclareceu Fernando Ribeiro.

O Kubix Link é, assim, na sua base, uma ferramenta de desenvolvimento de produto, uma grande plataforma de dados que permite a pesquisa de informação e a sua visualização de várias formas, seja a partir do DAM (Digital Asset Management), desde informação sobre modelos, comunicações com clientes e faturação, ou através do PLM (Product Lifecycle Management). Esta ferramenta pode ainda integrar um sistema PIM (Product Information Manager) que gere toda a informação do produto, mais na ótica do consumidor final – nomeadamente para as lojas online, próprias ou de terceiros. «Não há necessidade de duplicar a informação para colocar no site. Podemos usar as informações que já existem e utilizá-las para completar automaticamente a informação no website», referiu.

O Kubix Link tem como pontos fortes atualizações em tempo real, colaboração a partir de qualquer objeto – mesmo quem está separado milhares de quilómetros pode editar a ficha técnica de um produto –, integração do workflow, utilização em diferentes dispositivos, do computador ao smartphone, e criação de novas aplicações, possibilitando a pesquisa de informação da forma mais conveniente para a empresa.

A isso soma-se a possibilidade de partilha rápida de informação interna e externa, acompanhamento das alterações no desenvolvimento de produto e ferramentas de colaboração como uma função de chat «contextual» que permite que todos os colaboradores discutam, corrijam e confirmem os detalhes diretamente no documento do produto.

O Kubix Link cobre três grandes áreas: o planeamento e controlo, abrangendo a gestão de coleção ou de produto, de fornecedores, de clientes, calendarização, etc.; uma série de ferramentas que permitem interagir com outros sistemas, como integração com Excel; e o desenvolvimento de produto, onde é possível gerir desde os materiais às instruções de lavagem, fitting, controlo de qualidade e tabelas de medidas. «É um sistema de informação bastante vasto, cobre quase todas as necessidades de desenvolvimento de produto», realçou Fernando Ribeiro.

Com o início da disponibilização da solução em 2017, o Kubix Link está a ser usado por «cada vez mais clientes», indicou o responsável da Lectra, onde se incluem a Loro Piana, a Diesel, a Diadora, a Alexander McQueen e, em Portugal, a Balutêxtil.