Início Notícias Marcas

Lavoro caminha rumo à sustentabilidade

Conhecida por calçar militares e bombeiros, a Lavoro dá mais um passo na sustentabilidade com o lançamento do calçado profissional Space Oddity. Feito em materiais reciclados e com certificados vegan e Oeko -Tex, a nova gama da marca é ainda composta por tecnologia de retorno de energia e absorção de choque.

[©Lavoro]

Disponível em azul e verde, inclusive em bota, a nova linha da Lavoro, Space Oddity, apresenta uma elevada incorporação de materiais produzidos a partir da reciclagem de plástico proveniente de garrafas de água. «As indústrias do sector da segurança também têm de pensar o nosso futuro e a forma como nos relacionamos com o planeta, dissociando o crescimento económico e o nosso bem-estar do consumo crescente de novos recursos. Por isso, também nós, na produção de calçado profissional, estamos a adotar processos a materiais que circulam o máximo possível em sistemas industriais regenerativos», explica Teófilo Leite, presidente do conselho de administração da ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, que aposta, cada vez mais, em novos produtos e processos que permitem o reaproveitamento inteligente dos recursos.

Com uma gáspea com materiais respiráveis e palmilha de proteção em aramida, a linha Space Oddity tem ainda biqueira em compósito e uma sola que combina TPU/eva phylon com tecnologia de retorno de energia, que favorece a leveza do calçado, a absorção de choque e a naturalidade dos movimentos do pé. Desenvolvido para a indústria ligeira e serviços, tem certificado vegan, mas também Oeko -Tex, que garante a ausência de substâncias nocivas, tanto para o utilizador como para o meio ambiente.

[©Lavoro]
A sustentabilidade é, de resto, uma preocupação crescente da marca que tem vindo a desenvolver produtos mais amigos do ambiente como, por exemplo, a patente Clima Cork System, que prevê a inclusão de cortiça em palmilhas e solas.

A Lavoro, que desenvolve calçado profissional para homem e mulher de diversos sectores, tem ainda realizado várias parcerias, entre as quais se destaca a estabelecida com o Citeve, onde foi desenvolvido a Combat Boot, uma bota de combate construída no âmbito de um programa estruturante do Exército português. A marca celebrou ainda com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) uma parceria que permite calçar bombeiros nacionais a custos reduzidos.