Início Notícias Marcas

Lavoro presta homenagem com segurança e glamour

O filme “Pretty Woman” inspirou o novo modelo de calçado da Lavoro que, apesar de ter sido desenvolvido para utilizar em ambientes de trabalho associados a riscos de segurança, foi também projetado para garantir conforto sem descurar a feminilidade.

[©Lavoro]

A marca Lavoro, pertencente à empresa ICC – Indústria e Comércio de Calçado, que se dedica à produção de calçado profissional de homem e senhora para vários sectores como a indústria, construção, logística, transportes, manutenção, eletrónica, extração de minérios, saúde, exploração florestal e forças militarizadas, homenageou os 30 anos da comédia romântica “Pretty Woman” com a criação de um modelo de calçado profissional que poderia ter sido utilizado pela personagem interpretada por Julia Roberts.

Conceber calçado seguro, mas sem nunca dissociar o «glamour», foi desde logo o ponto de partida para a Lavoro e também o desafio, visto que a marca não é adepta de «modelos masculinos com tamanhos pequenos», como acontece com a maior parte dos produtos que existe neste segmento.

«Em contexto laboral, todas as mulheres gostam de ter sapatos confortáveis e seguros, mas também de se sentirem sempre mulheres. O modelo Pretty Woman, da gama Lavoro Woman, materializa, na perfeição, esse desejo», explica Ana Oliveira, diretora de marketing da Lavoro, cuja empresa detentora exporta 80% da produção para mais de 50 mercados, afirmando-se como uma indústria de serviço.

Além de se inspirar no filme, a Lavoro está também a prestar homenagem às mulheres adolescentes ou jovens adultas em 1990 que, atualmente, representam uma parte importante da força de trabalho. «A grande maioria das mulheres que viram o filme e sentiram o seu simbolismo estão ativas profissionalmente e percebem facilmente, quer o espírito da conceção deste nosso Pretty Woman, quer o reconhecimento que, desta forma, também lhes prestamos», aponta a diretora de marketing da marca.

De acordo com a Lavoro, o modelo Pretty Woman que está disponível em bota ou sapato, apresenta um design clássico, produzido em pele preta com um ligeiro salto. O objetivo da marca de calçado foi mesmo fazer com que este artigo, projetado para ser utilizado em ambientes de trabalho que acarretam riscos de segurança, fosse esteticamente similar aos modelos femininos de uso diário. Deste modo, o desenvolvimento da Lavoro incorpora uma biqueira «impercetível» de proteção com o rasto da sola «cuidadosamente desenvolvido para assegurar elevados índices de aderência ao solo», destaca Ana Oliveira.

SPODOS – Foot Science Center [©Lavoro]
A ICC – Indústria e Comércio de Calçado foi a primeira empresa do sector do calçado profissional a deter certificação em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), tendo igualmennte fundado o SPODOS – Foot Science Center, que visa o aconselhamento do calçado adequado a cada ambiente laboral e estabelece regularmente parcerias com centros de investigação e universidades.

O modelo Pretty Woman também contou com o SPODOS, que esteve encarregue da biomecânica e fisionomia do pé feminino.