Início Destaques

Le Showroom da Texworld está de volta

O sucesso da primeira edição, com a qual foi possível encontrar uma solução para permitir que designers e compradores recorressem ao toque para aprovisionarem os tecidos, vestuário e acessórios para as novas coleções, levou a Messe Frankfurt France a organizar de novo o Texworld Evolution Paris – Le Showroom.

Texworld Evolution - Le Showroom fevereiro 2021 [Messe Frankfurt France - Thomas Deron/Graphix Images]

Agendado para 5 a 9 de julho, o evento apresentará uma seleção mais alargada de produtos provenientes das habituais feiras da Messe Frankfurt France, nomeadamente da Apparel Sourcing (vestuário), Avantex (vestuário inovador), Leatherworld (couro e peles) e Texworld (tecidos), pensados para responder às necessidades criativas do outono-inverno 2022/2023.

As visitas ao espaço expositivo, que ocupará o Atelier Richelieu, no centro de Paris, fazem-se apenas sob convite – para cumprir as regras de segurança e um fluxo adequado de visitantes na mesma área – e os compradores e designers terão acesso a uma ferramenta digital especificamente desenvolvida para facilitar o contacto direto com os produtores e pedirem amostras ou cotações.

Texworld Evolution – Le Showroom fevereiro 2021 [Messe Frankfurt France – Thomas Deron/Graphix Images]
«Face às incertezas relacionadas com a crise de Covid-19 e as restrições impostas sobre os grandes eventos internacionais, a Messe Frankfurt France decidiu renovar a fórmula do Texworld Evolution Paris – Le Showroom», revela a organização em comunicado. «Inspirada pelo conceito desenvolvido com grande sucesso em fevereiro, esta nova edição é um rendez-vous obrigatório para responder às expectativas dos players internacionais da moda», acrescenta.

Estreia bem recebida

Na estreia do evento, em fevereiro, foram registados 3.235 pedidos de informação, cotações e encomendas por parte dos visitantes e o feedback foi positivo. No LinkedIn, Tiphaine Le Magoariec, fundadora da The Green Tone, que presta assessoria a marcas e produtores europeus e chineses na área da moda sustentável, classificou o Texworld Evolution Paris – Le Showroom como «uma experiência offline de topo», que permitiu não só «tocar nos tecidos mas também ser colocada em contacto com fornecedores para acompanhar as encomendas». No Instagram, a marca Dotchot Kimono sublinhou «a qualidade dos tecidos amigos do ambiente apresentados no showroom». Já do lado dos expositores, a produtora turca Zeynar Tekstil referiu no Twitter ter tido «um número relevante de interações diretas com os visitantes ao longo da semana».

Le Showroom fevereiro 2021 [Messe Frankfurt France – Thomas Deron/Graphix Images]
Para Frédéric Bougeard, «o sucesso inegável deste evento confirma a nossa escolha, que não foi fácil de fazer, de oferecer uma solução física alternativa, com um acolhimento personalizado à volta de produtos cuidadosamente selecionados. Para além do simples prazer de nos juntarmos e trabalharmos em conjunto novamente, este showroom – enriquecido com um inspirador Fórum de Tendências – responde às expectativas do mercado». O presidente da Messe Frankfurt France acredita ainda que «as necessidades de sourcing da indústria da moda vão tornar-se cada vez mais lineares, requerem mais encontros regulares e favorecem soluções imediatas como esta, que são complementares às feiras, que continuam a ser essenciais».