Início Destaques

Lectra compra Gerber Technology

A multinacional de origem francesa entrou num memorando de entendimento para adquirir a empresa de origem norte-americana e criar um colosso na área das soluções industriais inteligentes. O acordo prevê, entre dinheiro, dívida e entrega de ações, um pagamento de cerca de 300 milhões de euros.

[©Gerber Technology]

A Lectra anunciou hoje o plano para adquirir todo o capital e direitos de voto da Gerber Technology, acrescentando que «a aquisição, se e quando for consumada, irá permitir à Lectra complementar a sua posição de mercado e continuar a melhorar a sua oferta com base na tecnologia da Indústria 4.0».

A aquisição prevê a compra das ações da Gerber Technology por um pagamento de 175 milhões de euros (numa combinação de dinheiro e dívida) e a entrega de mais 5 milhões de novas ações da Lectra ao AIPCF VI LG Funding, afiliado da American Industrial Partners, que detém a Gerber Technology atualmente e que, com este negócio, terá uma quota de 13,3% da Lectra – num valor total de cerca de 300 milhões de euros. O acordo, contudo, depende ainda da consulta de diversas entidades, incluindo a aprovação por parte da autoridade de fusões e dos acionistas da multinacional de origem francesa.

«Hoje é um dia histórico para as nossas empresas que vai trazer enormes oportunidades para o crescimento futuro. Vamos ter investimentos em inovação e capacidades tecnológicas que vão ser muito benéficas para a indústria. Vai permitir-nos criar valor a longo prazo para os nossos clientes e para os nossos acionistas», afirma Daniel Harari, presidente do conselho de administração e CEO da Lectra, que no final do negócio irá deter 14,6% das ações da multinacional de origem francesa. «Estamos muito satisfeitos por acolher o grupo de profissionais talentosos da Gerber Technology na equipa da Lectra. Unificar as duas equipas vai mostrar a força dos nossos fantásticos funcionários. Juntos, vamos ser capazes de crescer e expandir os serviços que oferecemos aos nossos clientes e ajudá-los a acelerar a sua transformação digital», acrescenta.

Daniel Harari [©Lectra]
A fusão «irá ocorrer numa altura oportuna para ambas as empresas e seus clientes», adianta a Lectra, que explica que a incerteza económica do momento e os desafios que as empresas da indústria da moda, automóvel e mobiliário enfrentam devido à pandemia de Covid-19 tornam «mais importante do que nunca para elas transformarem, digitalizarem e otimizarem as suas operações».

O objetivo estratégico desta união entre a Lectra, que em 2019 faturou 280 milhões de euros, e a Gerber Technology, que registou um volume de negócios de 165 milhões de euros em 2020, é criar um parceiro tecnológico avançado de referência, ser capaz de rapidamente responder às necessidades e dar mais valor aos clientes, enumera o comunicado. «Juntas, as duas empresas terão uma grande base instalada de software de desenvolvimento de produto e soluções automáticas de corte em operação, com uma presença mundial e uma longa lista de clientes de prestígio», aponta a Lectra.

Mohit Uberoi [©Gerber Technology]
«Tem sido uma honra liderar a transformação da Gerber Technology e criar uma plataforma eficiente e abrangente que permite as iniciativas de transformação digital dos nossos clientes. A Gerber Technology e a Lectra partilham uma longa história de inovação e excelente serviço ao cliente que, juntas, vão criar uma empresa ainda mais forte com as melhores soluções e serviços tecnológicos do mercado aos nossos clientes em todo o mundo», assegura, por seu lado, Mohit Uberoi, CEO da Gerber Technology.