Início Notícias Tecnologia

Lectra lança apps para o mundo da moda

A especialista francesa em soluções CAD-CAM quer ajudar as empresas do sector a entrar a sério na indústria 4.0. As equipas de desenvolvimento de produto e de produção vão poder atingir novos patamares com as apps Quick Estimate e Quick Nest da Lectra.

Rodrigo Siza Vieira, diretor-geral da Lectra para Portugal e Espanha, tinha já levantado o véu sobre as novidades que a multinacional de origem francesa estava a preparar (ver Lectra Portugal conectada à Indústria 4.0). O primeiro passo foi dado com as ferramentas para otimizar o trabalho em equipa das empresas do sector têxtil e vestuário, a Connected Design e a Connected Development (ver Lectra otimiza trabalho em equipa).

Agora, a Lectra prepara o lançamento das primeiras aplicações na nuvem para o mundo da moda, resultado da colaboração com clientes envolvidos na transformação digital dos seus negócios. Batizadas Quick Estimate e Quick Nest, estas apps foram pensadas para responder às necessidades das equipas de desenvolvimento e de produção e serão lançadas inicialmente em França e Itália, devendo progressivamente chegar a outros mercados.

Daniel Harari

A Quick Estimate, explica a Lectra em comunicado, «acelera a eficiência e o desenvolvimento do produto e é instrumental em gestão de custos», permitindo calcular instantaneamente o consumo de material a partir do ambiente de trabalho do Modaris, a solução de desenvolvimento de produto 2D e 3D da Lectra, através de um link direto para a app na nuvem. Desta forma, os modelistas podem agora ajustar os moldes mais rapidamente para otimizar o consumo de material – que representa 60% a 70% do custo de uma peça de vestuário –, preservando a qualidade e a rapidez de chegada ao mercado.

Já a Quick Nest providencia acesso fácil a algumas funcionalidades importantes para a indústria e capitaliza a tecnologia na nuvem para gerir volumes elevados de cálculos em paralelo, maximizando a produtividade, refere a multinacional de origem francesa. Acessível a partir do Diamino, a solução de marcação da Lectra, a Quick Nest permite uma maior rapidez no processamento de marcações mais detalhadas. A app pode ainda ser usada pelas equipas de produção para tratar listas de marcações automaticamente em tempo recorde.

Estas aplicações irão ainda assegurar a transparência nas organizações, porque a direção consegue ter visibilidade total das necessidades para todos os produtos em desenvolvimento e produção, segundo a Lectra. «O objetivo final da nossa estratégia é claro: queremos pôr os clientes no centro do nosso negócio. Queremos que prosperem nesta era digital. As nossas recentes aplicações em linha com a indústria 4.0 irão servir como catalisadores de crescimento para os seus negócios, uma vez que lhes permitem tomar decisões acertadas com base em informação em tempo real», afirma Daniel Harari, presidente e CEO da Lectra. No entanto, garante, «isto é apenas o início. Vão surgir aplicações mais inovadoras».