Início Destaques

Lectra lança webinar dedicado à modelagem

No próximo dia 28 de outubro, a partir das 14 horas em Portugal, a Lectra Brasil promove o webinar Modelagem Avançada, pensado para modelistas e profissionais em busca das ferramentas tecnológicas mais avançadas nesta área, onde se incluem o Modaris Expert e a Quick Estimate. As inscrições são gratuitas.

[©Lectra]

O webinar, para o qual a inscrição pode ser feita no site da Lectra, pretende mostrar as soluções da multinacional de origem francesa na modelagem, nomeadamente as vantagens ao nível da eficiência e poupança de tempo.

«Vamos falar de produtividade e eficiência na modelagem e conhecer a modelagem avançada da Lectra que está conectada a uma solução na nuvem para estimativa de consumo de matéria-prima em minutos», explica a Lectra na apresentação do webinar.

E exemplifica. «Pense naquele blazer que pediram para alterar “apenas 2 cm”. Mas o blazer é composto por 50 partes e você ou a sua modelista precisa alterar essas partes uma a uma, isso é modelar? Isso é realmente um bom uso do tempo e conhecimento de uma modelista? E quando tem que passar inúmeras horas a fazer a estimativa de consumo de matéria-prima? Isso é modelar? Para onde vai o tempo para explorar novas modelagens, tamanhos e melhorar caimentos?», questiona.

É em resposta a estas questões que surge o Modaris Expert, «o sonho de consumo de qualquer modelista», acredita a Lectra. O software permite o trabalho com dependências, sendo capaz de alterar automaticamente todas as peças interligadas, bastando, por isso, modificar apenas um dos componentes para que todo o molde seja ajustado. Permite ainda a construção paramétrica, com a possibilidade de fazer alterações com recurso às tabelas de medidas, a reutilização de peças de base, que podem ser adaptadas para fazer novos modelos, realizar pregas paramétricas e fazer uma simulação realista do resultado final em 3D.

A Quick Estimate, por sua vez, é uma ferramenta na nuvem que estima o consumo de matéria-prima em minutos. «Chega de retrabalho e de passar o dia a mudar o ponto de lugar e vamos para um mundo em que a modelista passa o seu tempo valioso realmente a modelar», salienta a Lectra.

O Modaris Expert está já a ser usado por várias empresas portuguesas, incluindo a Érius Têxteis, uma empresa do grupo Valérius. «O programa em si é muito intuitivo e, como dizem os formadores da Lectra, ao fim de algum tempo, nós é que passamos a ser os experts», referiu, num webinar da Lectra em junho, Alexandra Capela, modelista responsável de sector na Érius Têxteis. Depois da adaptação, acrescentou, «já não se consegue imaginar trabalhar sem o Expert».