Início Notícias Tecnologia

Lectra revela nova Versalis

A solução de corte de pele tem uma versão atualizada que reúne melhorias ao nível da performance com novas características. A Versalis 2019, que estará disponível a partir de junho, responde às tendências para os interiores do automóvel e à necessidade dos produtores de embarcar e sustentar a revolução digital nas suas unidades produtivas.

A Lectra está a lançar uma nova versão da Versalis, a solução de corte digital de couro, direcionada para os fornecedores de construtores de automóveis. A Versalis 2019 foi apresentada no Centro Internacional de Conferências e de Tecnologia Avançada da Lectra, em Bordéus-Cestas, perante 60 convidados de 15 países, representando a cadeia de valor de assentos automóveis, airbags e interiores, apenas alguns dias antes do evento dedicado ao universo da moda.

Adaptada às necessidades de produção automóvel e prometendo uma maior produtividade e melhores capacidades de performance, «a Versalis 2019 reafirma a Lectra como líder na Indústria 4.0», afirma a multinacional de origem francesa.

Em comparação com a geração anterior, a Versalis 2019 melhora significativamente a produtividade e alimenta a eficiência graças à evolução no equipamento e no design de software com base na participação e no feedback dos clientes. A precisão de corte melhora «significativamente» graças à utilização de sistema de pressão maior que alisa rugas antes do início da operação de corte para um maior nível de qualidade na performance e normalização da produção. O design ergonómico da Versalis melhora a facilidade de utilização através de realidade aumentada, com um novo tabuleiro de receção e limpeza automática.

A Versalis 2019 é ainda facilmente integrada com os sistemas de tecnologia de informação existentes, graças a uma aplicação de interface programável que assegura a compatibilidade com os ERP’s e sistemas de execução da produção para permitir o acesso aos dados de produção e estabelecer indicadores de performance (KPI’s), destaca a Lectra.

«Consistente com o compromisso, de há muito, da Lectra de continuar a melhorar, a nossa nova gama de corte de pele vai permitir aos fornecedores de componentes em pele não apenas conseguir a transformação digital mas também preparar as suas operações para futuros desafios», explica Céline Choussy, diretora de marketing e comunicação da Lectra.

A casa dentro do carro

Além da apresentação da Versalis 2019, que ficará disponível a partir de junho, durante os dois dias, os especialistas da Lectra partilharam, com a indústria, os avanços e a evolução em diferentes áreas, incluindo os desafios e oportunidades que estão a mudar o interior do automóvel. A ideia prevalecente é que os interiores vão transformar-se para replicar o conforto e o design da casa. Esta nova tendência para o conforto e o luxo realça a importância da pele. Interiores de qualidade em couro deverão corresponder às projeções de expectativas para o mercado mundial automóvel, que deverá manter-se positivo até 2025 graças ao crescimento sustentado nos chamados SUV e nos segmentos premium.

Para responder a esta crescente procura e aos objetivos de excelência operacional, os fornecedores de peles para automóveis têm de perseguir a transformação digital ao mesmo tempo que implementam os princípios da Indústria 4.0, assegura a Lectra. «Isto significa encontrar a mistura certa de flexibilidade na produção, agilidade operacional e minimização de custos através da otimização dos processos e melhoria contínua», aponta a multinacional.