Início Destaques

Lectra tem nova solução para a moda

A multinacional de origem francesa está a lançar a Flex Offer by Lectra, uma solução de marcadas automáticas alojada na nuvem, que otimiza a gestão do consumo de material em cada etapa e permite mais rapidez e uma maior poupança de material na produção.

[©Lectra]

A Flex Offer by Lectra está sediada na nuvem, funciona na modalidade SaaS (software como serviço) e foi pensada para ajudar os produtores de vestuário a responderem às mudanças no mercado, nomeadamente às exigências dos consumidores e das marcas, que estão a levar a produtos mais complexos, coleções mais pequenas e ciclos de produção mais curtos.

A solução faz a marcação automática, alojada na nuvem, e otimiza a gestão do consumo de material em cada etapa, desde o pedido de cotação à produção, passando pela encomenda dos materiais.

«A solução determina a quantidade de tecido necessária, impedindo tanto os excedentes como as faltas, assegurando a conformidade com as especificações do cliente», esclarece a Lectra, acrescentando que «uma vez que o tecido constitui 70% do custo total de uma peça de vestuário, as poupanças de tecido permitem manter ou até aumentar as margens de lucro. O poder do cloud computing leva o processamento de pedido de clientes a um novo nível, com a possibilidade de tratar várias centenas de marcadas por hora».

Módulos para cada situação

A oferta tem funcionalidades para cada fase do processo – o Flex Nest Cost & Bid, para a estimativa de custos, o Flex Nest Procurement, para o aprovisionamento de materiais, e o Flex Nest Production, para a produção – e apresenta-se em três módulos. O módulo standard processa maiores quantidades de marcadas e oferece um equilíbrio entre rapidez e eficiência de material. Já o modo urgente está vocacionado para a rapidez, enquanto o modo estratégico assegura a maior poupança de material, a pensar nos tecidos mais dispendiosos ou para marcadas que envolvem grandes volumes de produtos numa encomenda.

[©Lectra]
A Flex Offer by Lectra converte ainda alguns ficheiros de criação de moldes de outras soluções de desenho assistido por computador (CAD) através do módulo Pattern Converter, de forma a solucionar problemas de interoperabilidade dos clientes.

«Temos grandes ambições para a Flex Offer by Lectra, a nossa nova oferta especificamente concebida para os fabricantes da indústria da moda. Tem em conta todos os seus desafios de negócio e proporciona know-how e desempenho através da tecnologia na nuvem, da Internet das Coisas e da inteligência artificial», salienta Céline Choussy, diretora de marketing e comunicação da Lectra, que recentemente anunciou ter chegado a um entendimento para a aquisição da Gerber. «Dá aos fabricantes do sector a oportunidade de aumentar as margens, evitando, ao mesmo tempo, o desperdício de material», resume Céline Choussy.