Início Destaques

Lectra tem novos trunfos para a moda

A especialista em tecnologia está a lançar novos produtos no mercado. Para além de uma versão melhorada do Modaris, com a produção de modelos virtuais mais rápida e realista, está ainda a apresentar a Kubix Link, uma plataforma online que reúne toda a informação dos produtos de moda.

Kubix Link

A nova versão da solução de modelagem 2D e 3D Modaris promete maior rapidez, eficiência e precisão no desenvolvimento de produto. O Modaris V8R2 foca-se especificamente na prototipagem virtual com ferramentas de colaboração e simulação 3D, indica a empresa, que irá ajudar os modelistas a desenvolver moldes mais rapidamente e a acelerar o processo de tomada de decisão. Ao reduzir ou eliminar a prototipagem física, o desenvolvimento de produto é mais barato e o prazo para chegar ao mercado é o mais curto possível a partir da deteção da tendência.

Os modelistas podem também partilhar vídeos em 360º, acessíveis em qualquer dispositivo. Em resposta, os designers podem ver, comentar e aprovar o estilo e o ajuste usando o novo módulo 3D Style.

O Modaris V8R2 melhorou igualmente a qualidade das simulações 3D e aumentou a sua biblioteca com novos ativos, como efeitos de costuras 3D, estúdios de iluminação, Pantone e Natural Color System.

A solução é ainda compatível com o Vizoo, um scanner de elevada qualidade que traz mais realismo à aparência dos tecidos e com outras soluções 3D como Maya, 3DS Max e Iray para fazer a renderização digital dos protótipos mais precisa e próxima do real.

Um dos desenvolvimentos inovadores apontados pela Lectra para o Modaris V8R2 é uma ferramenta que ajuda os modelistas a acrescentarem dimensão às roupas com mais facilidade. Graças a esta nova característica, modificar uma prega requer metade do tempo habitual, o que resulta num aumento de 50% a 90% na rapidez de produção de moldes no geral, aponta a Lectra.

Modaris V8R2

Esta nova versão do Modaris tem capacidade para gerir diferentes unidades de medida, permitindo que os modelistas e fornecedores externos garantam o cumprimento de tamanhos, independentemente dos sistemas de medidas usados nos países onde é feita a produção.

«Estamos a entrar na era da informação e estamos a responder aos modelistas que estão a lidar com consumidores com diferentes gostos, todo o tipo de formas e tamanhos», justifica Céline Choussy, diretora de marketing e comunicação da Lectra.

«Os nossos modelistas têm centenas de coleções para entregar e não têm tempo para cometer erros. O que estamos a tentar fazer é tornar o ambiente de trabalho diário mais fácil para eles, dando-lhes as ferramentas para tornar o processo de desenvolvimento mais eficiente e reduzir o número de correções para ter o ajuste certo à primeira», acrescenta.

Kubix Link junta informação na cloud

A Lectra está também a lançar plataforma online Kubix Link, que integra todos os processos, do conceito ao ponto de venda. Esta plataforma contém capacidades de PLM (gestão do ciclo de vida do produto), PIM (gestão de informação do produto) e DAM (gestão de ativos digitais), dando às empresas de moda uma visão consolidada de toda a informação pertinente para cada produto.

De acordo com a Lectra, com o número de coleções a aumentar, aumenta também o volume de dados fragmentados espalhados por diferentes sistemas e plataformas em diferentes formatos.

«As tradicionais soluções de PLM satisfizeram historicamente o processo de desenvolvimento de produto», explica Giampaolo Urbani, diretor de produto do Kubix Link. «Contudo, o contexto do negócio da moda atual pede mais. As empresas precisam de soluções que englobem todo o ecossistema e não apenas uma parte. E é aí que a Kubix Link pode fazer a diferença», acrescenta.

Através da Kubix Link os utilizadores podem ter acesso tanto a informação interna, como dados das vendas e construção de coleções, mas também a conteúdo para os clientes, como informação do produto e imagens para criar catálogos. A solução pode ainda ser configurada de acordo com todos os modelos de negócio, tamanho da empresa e necessidades específicas, desde cobrir apenas uma área a todo o ecossistema da moda.

«Hoje os consumidores de moda têm uma abordagem holística às compras. Não valorizam apenas o produto, preocupam-se também com a sua experiência de marca», sublinha Céline Choussy. «Em vez de se focarem apenas nos artigos, também queremos ajudar as empresas de moda a gerir toda a viagem do consumidor e a chegar ao seu público-alvo em todos os pontos de contacto. Estamos também a reconhecer que, tal como os consumidores, os funcionários das empresas de moda estão cada vez mais dependentes da tecnologia. A Kubix Link é a solução para o utilizador da Internet no dia a dia. É simples e intuitiva. É tudo que é preciso na palma da mão», conclui a diretora de marketing e comunicação da Lectra.