Início Arquivo

Legendas com imagens

A comunicação visual é uma das palavras mais em voga actualmente, e ninguém pode refutar que a comunicação por imagens é um meio extremamente poderoso de transmitir informação. De certo modo, com o software de design de moda adequado e sistemas de gestão dos dados de produto, em conjunto com a Internet e o e-mail, estamos já a comunicar visualmente tanto quanto podemos – ou pensamos poder.

Neste sentido, a Global Apparel Network acaba de criar a ferramenta certa para a comunicação visual – o Visuality Pro. Este sistema foi concebido para comunicar, organizar e associar imagens e, indispensavelmente, a correspondente informação.

O Visuality Pro auxilia os processos dedesign,merchanidising,sourcing, compra,merchandising visual e vendas, através da comunicação e organização da informação. O software permite a criação deportfolios para apresentação e, além do mais, permite a organização da toda a informação por grupos, colecções, clientes ou sob qualquer outra forma projectada pela empresa ou pelo departamento.

O Visuality Pro Client Application opera no PC do utilizador e está conectado com o Visuality Hosted Collaboration Server. Os requisitos para aplicação no PC são os usuais. Cada imagem pode ser especificada com detalhes descritivos como a estação, estilo, etc. Todos estes detalhes são pesquisáveis, facilitando assim a localização de uma determinada imagem. A cada imagem, a até a toda a apresentação, pode adicionar-se quaisquer comentários. Com o Folio, as imagens podem ser organizadas por funcionalidade arrasta-e-larga. No Storyboard, as fotos, cores e textos podem ser combinados de forma a criar quadros de conceitos, etc., a partir de simples operações como agrupar, redimensionar, rodar e moldar, e ferramentas de desenho para criar tonalidades, linhas e formas livres, para realçar áreas particulares do quadro. O preenchimento de cor pode ser efectuado através das fórmulas de cor HSV e RGB.

Em seguida, a apresentação, quer em Folio quer em Storyboard, pode ser partilhada com outros utilizadores do Visuality Pro, que podem acrescentar comentários e detalhes, assim como utilizar as imagens da apresentação. Ideias, conceitos e recolha de informação podem ser comunicadas a outras equipas internas, independentemente onde estas estejam fisicamente. As necessidades emsourcing podem ser comunicadas ao nível interno, com as equipas responsáveis, ou directamente junto dos fornecedores externos, o que permite um diálogo imediato com todos os envolvidos, apoiado por toda a informação visual necessária para tomar decisões rápidas e bem fundamentadas.

As apresentações podem ser enviadas a um grupo de pessoas envolvido numa operação. Toda a comunicação e comentários são registados e organizados segundo a hora e data. Deste modo, enquanto o conceito está a ser desenvolvido, os designers podem partilhar as suas ideias com outros designers, e então eleger o fio que vai desenrolar a história.

A informação pode também ser apresentada aos não-utilizadores do Visuality Pro, que necessitam somente de um PC com ligação Internet e um e-mail para visualizarem as apresentações e tecerem os seus comentários.

Além do mais, esta é uma via importante e segura de comunicar com parceiros exteriores à organização, com toda a informação visual acessível, sem incorrer o risco de que as imagens sejam utilizadas para outros fins ou difundidas a terceiros.

A formação neste software necessita apenas de2 a3 horas e está estruturada à volta de cenários de comunicação para que o potencial utilizador se sirva numa base diária. O software é acompanhado de demonstrações e-learning, oferecendo um guia passo-a-passo em áreas específicas para o utilizador trabalhar ao seu próprio ritmo. A aplicação é de uso bastante fácil, na medida em que há designers que não estão muito entusiasmados com a ideia de passar longas horas em frente ao computador a utilizar este software.

A Liz Claiborne, a primeira cliente da Global Apparel Network para o Visuality Pro, instalou primeiramente o software de comunicação na sua divisão internacional Mexx, sedeada na Holanda. Quando questionada como o Visuality Pro coexiste com um sistema PDM (Product Data Management), Lucie Thie, especialista em comunicação visual, riposta que «o Visuality Pró é mais eficaz na fase de desenvolvimento de conceito, onde há uma grande interacção entre as várias partes. A Mexx utiliza o PDM na sua fase de pré-produção. Basicamente o Visuality Pro é usado numa fase do processo completamente distinta».

A Global Apparel Network está actualmente a trabalhar com a Marks & Spencer, a George e a Next, todas no Reino Unido, e tem já nas americanas Liz Claiborne e a Gap duas fiéis clientes.