Início Notícias Marcas

Lightning Bolt conta meio século de histórias

Como parte das comemorações dos 50 anos, a marca de surf está a dar voz aos seus protagonistas. Uma conversa com o fundador Gerry Lopez assinala o primeiro episódio dos chamados “momentos dourados” da Lightning Bolt, que estão em destaque no novo website e terão continuidade com o embaixador Rory Russell.

Gerry Lopez [©Lightning Bolt]

O primeiro episódio, batizado “A golden moment with Gerry Lopez”, recua aos anos 70 e ao início da história da marca de surf, no Havai. «Tivemos a oportunidade de começar a nossa própria loja porque outra loja ia fechar e ela ofereceu-nos a sua localização, a renda e o mobiliário», conta Gerry Lopez. «Era a loja de surf mais antiga do Havai mas o dono ia desistir», acrescenta num vídeo gravado a partir do México num registo informal e em formato de videoconferência.

O desafio foi aceite pelo surfista e Jack Shipley, que criaram então a Lightning Bolt. O nome foi sugerido pela esposa de Shipley, acabando a empresa por se chamar, legalmente, Lightning Bolt Unlimited Surf Company Incorporated. O nome é agora sinónimo de surf em todo o mundo, mas a afirmação não foi simples. «As pessoas ligavam, nós atendíamos a dizer “olá, Lightning Bolt” e as pessoas diziam “oh, estava à procura de uma loja de surf” e desligavam o telefone. Por isso, tivemos de começar a dizer “Lightning Bolt surf boards” muito rápido para não desligarem», conta Lopez.

Estas são apenas algumas das histórias que marcam o início da marca, cujo raio se tornou mundialmente conhecido, tanto nas pranchas de surf como no vestuário e acessórios para homem e mulher, cuja produção é realizada em Portugal sob a gestão do grupo TMG.

[©Lightning Bolt]
Este vídeo é o primeiro de uma série de “momentos dourados” que a Lightning Bolt pretende partilhar com os consumidores e faz parte das comemorações do 50.º aniversário da marca. «Para a Lightning Bolt, símbolo universal de lifestyle, estas cinco décadas representam uma era dourada. 50 anos de história, construída por experiências reais e alicerçada numa ligação pura com as origens. Uma existência plena de sentido», justifica a marca em comunicado. «Respeitando e reconhecendo a filosofia de construção coletiva, ao comemorar o seu aniversário a Lightning Bolt pretende celebrar as conquistas e o legado de todos que fazem parte da sua história e vida», acrescenta, anunciando que o próximo “episódio” terá como protagonista o surfista e embaixador da marca Rory Russell.

«O que melhor nos define e o que temos de mais importante para partilhar são experiências verdadeiras. Uma autenticidade atestada pelo legado inegável dos fundadores e maiores surfistas mundiais, bem como pelo espírito e talento das novas gerações que se sentem identificadas com a marca», explica Sandra Gonçalves, CEO da marca.

[©Lightning Bolt]
As celebrações contemplam ainda uma revista digital e o revisitar de peças icónicas, como a t-shirt Heyday Pocket – Rory Russell, com assinatura do surfista, ou a t-shirt Juice SS, com o estampado “Unsweetened Hawaiian Juice”. A marca está igualmente a preparar o futuro, tendo lançado recentemente um novo website «mais rápido e intuitivo».