Início Notícias Marcas

Lightning Bolt investe na sustentabilidade

A marca gerida pelo Grupo TMG vai colocar no mercado pranchas de surf feitas com matérias-primas ecológicas e produzidas em Portugal, que, segundo a Lightning Bolt, têm um impacto ambiental 70% inferior às que usam materiais convencionais, como poliuretano, na sua construção.

[©Lightning Bolt]

As “ecoboards” que estão a ser desenvolvidas pela marca têm, garante a Lightning Bolt, «os mesmos atributos de desempenho técnico de qualquer outra prancha, mas reduzem os impactos ambientais e tóxicos por meio do uso de materiais e processos de fabricação mais sustentáveis».

As pranchas são fabricadas pela Surfactory, uma empresa portuguesa parceira da Lightning Bolt que está validada para produzir pranchas com o selo Gold Level, uma certificação atribuída pelo Projeto Ecoboard, que certifica as pranchas e construtores de pranchas mais sustentáveis, com a maior redução de impacto ambiental.

[©Lightning Bolt]
De acordo com a marca, «para além de utilizar materiais sustentáveis na sua composição, a construção destas pranchas utiliza tecnologia de vácuo por infusão, o que permite reduzir o consumo de resina e o respetivo desperdício em cerca de 45%».

A somar à redução do impacto ambiental na construção, por cada prancha produzida é igualmente paga uma taxa que é aplicada pelo projeto Sustainable Surf em diversas ações para mitigar a pegada de carbono no planeta.

As pranchas construídas com esta tecnologia estão a ser testadas durante este mês de agosto, devendo chegar ao mercado em setembro, com as vendas a serem realizadas nas lojas online da Lightning Bolt e da Surfactory.

A apresentação oficial, contudo, está agendada apenas para novembro, altura em que que a Lightning Bolt será anfitriã de um campeonato de surf em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

[©Lightning Bolt]
«O objetivo é disponibilizar todos os modelos de pranchas Lightning Bolt também com construção eco», revela a marca em comunicado.

Estas novas pranchas mais ecológicas surgem no mesmo ano em que a Lightning Bolt celebra 50 anos de história. «Para a Lightning Bolt, símbolo universal de lifestyle surf, estas cinco décadas representam uma era dourada. 50 anos de história, construída por experiências reais e alicerçada numa ligação pura com as origens. Uma existência plena de sentido», indica a marca. «Respeitando e reconhecendo a filosofia de construção coletiva, ao comemorar o seu aniversário, a Lightning Bolt não poderia celebrar de melhor forma do que com mais uma parceria para lançar pranchas ecológicas “Gold Level”», conclui.