Início Notícias Tecnologia

Linde mantém distância de segurança

A empresa desenvolveu um colete de segurança e um distance beeper que avisam quando os colaboradores estão demasiado perto uns dos outros. Dois produtos que a Linde Material Handling criou para ajudar a manter as distâncias de segurança e evitar potenciais contágios nas empresas.

[©Linde]

O colete de distância de segurança está certificado, segundo a empresa, com a norma EN ISO 20471 e permite controlar «continuamente o cumprimento no que diz respeito à distância mínima individualmente configurável exigida entre colaboradores. Se se aproximarem demasiado um do outro, os coletes emitem alertas sob a forma de flashes, sons de aviso e vibrações», explica em comunicado.

O colete usa tecnologia de banda ultra larga, «extremamente fiável e precisa», capaz de ultrapassar barreiras como paredes, prateleiras e portões. «Uma outra vantagem é que não é necessária qualquer infraestrutura técnica adicional – assim que os colaboradores tenham vestido o seu equipamento inteligente, podem concentrar-se totalmente no seu trabalho sem terem de avaliar constantemente se estão a manter a distância prescrita», sublinha a Linde Material Handling.

Em caso de contágio, o colete pode ter ainda uma outra função, opcional, que mantém o registo dos contactos de cada pessoa. «Desta forma, as empresas podem evitar ter de colocar em quarentena toda a mão de obra. Todos os dados são apagados após quatro semanas, no máximo», indica.

O equipamento foi desenvolvido com base no sistema de assistência Safety Guard, da Linde, que alerta para possíveis acidentes entre veículos industriais.

A segunda solução foi batizada de Distance Beepers e consiste num pequeno dispositivo portátil que se fixa numa peça de vestuário, no cinto ou através de pulseiras, reagindo da mesma forma que o colete de distância de segurança.

«Tempos como estes requerem pensamento não convencional», justifica Andreas Krinninger, CEO da Linde Material Handling. «Com o nosso colete de distância de segurança e o Distance Beeper, adaptámos um sistema sofisticado às novas circunstâncias e oferecemos às empresas uma opção simples para prevenir cadeias de contágio e assim manter a sua capacidade operacional», refere.

[©Linde]
O CEO acrescenta ainda que «ambas as soluções já estão a ser utilizadas com sucesso em vários dos nossos próprios locais – e também estamos a receber um feedback inicial muito positivo dos clientes dos testes».

Apesar de terem sido pensadas para esta situação de pandemia, «o investimento nestas soluções de segurança inteligentes da Linde Material Handling continuará a dar os seus frutos mesmo quando a pandemia tiver terminado», acredita a Linde Material Handling. «Os coletes e beepers podem ser facilmente convertidos para as funções clássicas oferecidas pelo Linde Safety Guard e irão então avisar de possíveis acidentes com empilhadores. Inversamente, isto também se aplica aos sistemas de Safety Guard que já estão a ser utilizados pelos clientes: estes podem ser reprogramados de acordo com o novo aviso de distância utilizado para a proteção contra o contágio», revela a empresa.

«O facto de as ferramentas poderem continuar a ser utilizadas para fins de segurança no trabalho, uma vez terminada a pandemia, torna o investimento extremamente sustentável», resume Andreas Krinninger.