Início Notícias Vestuário

Lipor promove mercados de trocas

A empresa de gestão de resíduos aposta na promoção de mercados de segunda mão com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a troca e partilha de peças que já não usam. Ao promover o prolongamento da vida do vestuário, a Lipor evita também o seu descarte enquanto resíduos.

[©Lipor]

Na área de influência da Lipor, de 2017 a 2020, foram deitados, por ano, uma média de 28 quilogramas de têxteis por habitante. A tendência para usar peças de vestuário durante períodos cada vez mais curtos antes de as deitar fora contribui para padrões insustentáveis de produção e consumo, que estão na linha de mira da Comissão Europeia.

Com o objetivo de prolongar a vida do vestuário de forma a inverter esta situação, a empresa de resíduos tem atuado em colaboração com os atores locais na reutilização do vestuário.

Sob o mote “O melhor resíduo é aquele que não se produz”, foi lançada, no ano passado, a iniciativa T-Circular, em parceria com a blogger Lady in Green, que através da disseminação de uma série de dicas práticas e úteis pretende ajudar a mudar a forma como os consumidores compram, utilizam e descartam as suas peças de vestuário, adotando práticas mais conscientes e sustentáveis em relação ao consumo da moda.

Este ano, a Lipor reforçou este percurso sustentável e estabeleceu uma parceria com a Let’s SWAP, um movimento sem fins lucrativos, constituído por voluntários, que organiza mercados de trocas com o objetivo de «sensibilizar os cidadãos para a troca e partilha das peças que já não usam ou de que não gostam por outras peças que façam mais sentido nos seus armários, prolongando assim a vida das peças de roupa que já existem, evitando o seu descarte enquanto resíduos», explica a empresa em comunicado.

Os mercados de trocas têm lugar no Parque Aventura da Lipor e cada participante pode trazer até cinco peças de roupa (incluindo acessórios) em bom estado e até cinco livros.  As peças serão convertidas em pontos que podem ser utilizados como moeda de troca durante o mercado.

A participação tem um custo de 2 euros a favor da Let’s SWAP, sendo 1 euro doado a uma instituição de cariz social inserida na área geográfica de influência da Lipor.

Depois de uma primeira edição em maio e uma segunda no passado 10 de julho, o mercado de trocas estará de volta no dia 11 de setembro, das 14 às 18 horas.