Início Notícias Vestuário

Litoral de norte a sul

Inspirada pela terra e pelo mar, a Litoral tem navegado águas internacionais desde que embarcou na aventura da moda masculina 100% made in Portugal. A marca fundada por Pedro Monteiro nasceu em 2015 e é orientada pelos ventos da ecologia.

Ainda que a aposta seja a oferta de um look total, os casacos da Litoral têm conquistado homens cosmopolitas na Alemanha, Holanda e EUA, com o mercado nacional a assumir um peso de 15% nas vendas. Em Portugal, os produtos da marca de menswear podem ser encontrados nos espaços multimarca The Feeting Room, Earlymade, J.Lisbon e Portcorner.

Sendo que, aquém e além-fronteiras, o portal de comércio eletrónico garante que nenhum pedido – uma média de 15 por mês – fica por responder e as redes sociais ajudam a multiplicar as encomendas da Litoral.

«Sendo 2015 o nosso primeiro ano, houve em 2016 um crescimento exponencial», resume Pedro Monteiro ao Portugal Têxtil sobre a fase de arranque da Litoral, marca que, segundo ele, procura materializar «uma consciência ecológica e ambiental nos materiais, lavagens e tingimentos utilizados» nas peças propostas para os guarda-roupas masculinos.

A orientar a navegação da marca estão a terra e o mar, «com uma grande enfâse na costa portuguesa», como reforça o fundador. «Isso resulta numa estética clean e com cores sóbrias, muito apoiada nos beges, verdes e azuis», completa.

O leque de preços dos artigos da Litoral varia entre os 50 e os 220 euros e todas as peças são produzidas em território nacional, estando Pedro Monteiro no leme do desenvolvimento e design dos artigos.

Ainda a traçar as rotas futuras, as atuais ambições da Litoral passam pelo «crescimento anual», bem como pela «entrada em espaços de referência a nível mundial», destaca o fundador da marca em declarações ao Portugal Têxtil.