Início Notícias Moda

Louboutin materializa amor por Portugal

O designer francês, celebrizado pelos seus sapatos de sola vermelha, acaba de lançar uma bolsa batizada Portugaba, numa homenagem ao nosso país e aos seus artesãos. Folclore, simbolismo e história fazem parte da miscelânea que compõe a Portugaba.

«Como é que expressas aquilo que sentes em relação a um país? Quando és um criador como Christian Louboutin, desenhas algo». É assim que a casa de moda descreve a nova criação no seu website. A bolsa «repleta de cores, mergulha na cultura portuguesa e na generosidade dos portugueses», destaca.

Portugal tem sido, de resto, fonte de inspiração para o designer e a sua segunda casa. Há anos que Louboutin tem uma casa em Melides, na costa alentejana, onde deverá inaugurar um hotel de charme no verão de 2020. «Desde as alças às franjas e aos painéis, a Portugaba deve cada uma das suas componentes às capacidades excecionais dos artesãos portugueses», afirma o criador de moda em comunicado.

Pensada precisamente para a estação quente, a Portugaba «é também uma homenagem à história dos portugueses e uma expressão de amor e respeito por um país e cultura que deram muito a Christian», assegura a marca.

O toque humano

No website do designer é possível conhecer os artesãos locais que ajudaram a construir o modelo. Tendo despendido dias a explorar diferentes regiões, de norte a sul do país, Christian Louboutin passou, por exemplo, por uma bordadora no Alentejo e por uma cestaria no Algarve. Resultado: descobriu pessoas com «um imenso know-how e grande sensibilidade para a combinação de cores e padrões», conta, às quais quis prestar tributo.

Também na plataforma da marca, pode ler-se que, através de técnicas tradicionais, «como os puxados ou os ripados, que requerem uma atenção meticulosa e horas de dedicação», Louboutin misturou folclore, simbolismo e história numa bolsa que se inspira também nos azulejos portugueses, tanto para as contas de cerâmica das alças, assim como para o forro interior, em tons de branco e azul. As cores vivas expressam «o otimismo solarengo do país e da sua população», revela. O designer inspirou-se igualmente na tradicional capa de honra, de Miranda do Douro, como é visível no painel central da bolsa.

Depois de uma jornada de norte a sul do país, Christian Louboutin quis que a Portugaba incluísse os talentos dos artesãos que mantêm a tradição portuguesa viva. O criador de moda francês garante que cada componente da bolsa foi concebido meticulosamente à mão, o que significa que cada peça é única.

A Portugaba foi lançada na passada quarta-feira, dia 24 de abril, está à venda online por 1.659 euros e um dos modelos já se encontra esgotado. 10% dos lucros obtidos serão oferecidos à Associação Portugal à Mão – Centro de Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses, de forma a contribuir para a proteção e promoção do artesanato português.