Início Notícias Moda

Luís Carvalho desenha para a Kaporal

O designer português Luís Carvalho, que além da marca epónima de moda de autor já colaborou com a Tashi e a Salsa, criou uma coleção-cápsula para a insígnia francesa a partir de restos de tecidos e jeans usados, que ganharam, assim, uma nova vida, resultando em 11 peças únicas que já estão à venda.

Luís Carvalho X Kaporal [©Kaporal]

A marca francesa, sediada em Marselha, contratou Luís Carvalho para desenvolver de uma coleção-cápsula, enquadrada no tema “desconstrução-reconstrução”, que dá uma segunda oportunidade a restos de tecidos e jeans usados. «Reparámos no trabalho do Luís há três anos no prestigiado prémio OpenMyMed, organizado pelo “Fonds de Dotation Mode Méditerranée”, em Marselha. A sua experiência no denim e a sua precisão na alfaiataria seduziu-nos por completo. Com esta parceria, o Luís Carvalho conseguiu valorizar a herança mediterrânica do denim introduzindo uma modernização “eco couture” contornando a forma, a função e o género do jeanswear», explica Guillaume Ruby, diretor de marketing e comunicação da Kaporal.

Luís Carvalho X Kaporal [©Kaporal]
Luís Carvalho X Kaporal [©Kaporal]
O denim é proveniente dos pontos de recolha existentes nas lojas da marca francesa, resultantes do programa “Kaporal Impact Recycling”, lançado em 2014, que recebe jeans usados com o objetivo de lhes dar uma nova vida. Além disso, foram ainda utilizados como matéria-prima restos de tecidos e de denim antigo que estavam nos armazéns da insígnia, assim como peças que nunca foram vendidas ou com defeito de coleções anteriores.

A linha é composta por 11 peças únicas, marcadas por linhas retas e oversize, que conjugam diferentes matizes de azul. Cada peça foi concebida e confecionada de maneira artesanal, o que, refere o comunicado relativo à parceria, implicou dezenas de horas de trabalho minucioso no atelier 13 A’TIPIK, em Marselha.

A coleção segue ainda o conceito de agender, isto é, sem diferenças marcadas de género, com cerca de 80% da coleção criada por Luís Carvalho a poder ser vestida tanto por homens como por mulheres. «Como já tinha trabalhado com ganga, foi um bom desafio para mim fazer esta recolha reciclada com o meu próprio ADN», afirma Luís Carvalho, para quem é «uma honra ser convidado para esta colaboração internacional com esta grande marca mediterrânica de Marselha».

Luís Carvalho X Kaporal [©Kaporal]
Luís Carvalho X Kaporal [©Kaporal]
Fundada em 2004, a Kaporal é especialista em vestuário em denim e, além do mercado de origem, tem vindo a conquistar outros países da Europa, assim como Ásia e a África do Sul. A insígnia detém lojas próprias em França, na Bélgica e na Ilha da Reunião, assim como uma loja online, onde é possível comprar esta coleção-cápsula.

Luís Carvalho, por seu lado, fundou a sua marca epónima em 2013 e, desde então, é presença regular na passerelle da ModaLisboa, tendo igualmente participado no Showcase ModaPortugal na Semana de Moda de Paris em 2017. Em 2018 e 2019 foi um dos galardoados do prémio OpenMyMed e, em 2021, ganhou o Globo de Ouro para Melhor Estilista, galardão que tinha já recebido em 2017. No ano passado “regressou” à Salsa, onde trabalhou durante mais de dois anos no início da sua carreira, para criar uma coleção-cápsula para a marca portuguesa.