Início Notícias Moda

Luís Carvalho homenageia mãe na estreia na joalharia

O designer de moda foi convidado pela Tashi para desenvolver uma linha de joias e inspirou-se na mãe para criar um anel e uns brincos que conjugam a identidade da marca de joalharia com a sua visão, incluindo as cores da sua coleção para o outono-inverno 2020/2021. O resultado é para ser usado por mulheres fortes.

[©Tashi]

«A parceria surgiu a convite da Tashi, o que me deixou muito contente, porque

sempre quis desenvolver uma linha de joias», confessa Luís Carvalho.

Na resposta ao desafio, que marca a primeira incursão do designer pelo mundo da joalharia, Luís Carvalho inspirou-se na sua própria mãe, a primeira pessoa a colocá-lo em contacto com joias.

Como ponto de partida utilizou uma das suas peças preferidas do guarda-roupa da mãe. Vendo a mãe como um exemplo de mulher forte, decidiu criar duas joias, um anel e uns brincos, com a mesma imponência e personalidade.

[©Blue Bird]
«São duas peças contemporâneas», explica o designer, acrescentando que tentou «conjugar a minha uma visão com a identidade da Tashi».

As peças combinam prata e ouro, assim como zircónias em diferentes cores que remetem para a coleção para o outono-inverno 2020/2021, apresentada na edição de março da ModaLisboa. Batizada “Colourgraphic”, destacou-se pelas tonalidades fortes como o vermelho, rosa e amarelo.

«O que quero é que, quando usa estas peças, a mulher se sinta forte, com atitude, que pode ser poderosa também, porque é uma peça bastante imponente, e acima de tudo também uma mulher atual, porque é uma peça bastante contemporânea», afirma.

O interior das peças, que podem ser encontradas nos pontos de venda da Tashi e online na BlueBird, tem ainda a frase “For strong women”, dedicada à mãe de Luís Carvalho «e a todas as mães, que são as mulheres que nos inspiram», refere o designer.

Este é um novo projeto de Luís Carvalho, que ao Portugal Têxtil tinha já adiantado, durante a última edição da ModaLisboa, estar a trabalhar em diferentes áreas, numa altura em que a moda de autor enfrenta renovadas dificuldades provocadas pela pandemia. Os últimos meses «foram muito desafiantes», revelou Luís Carvalho. «No início foi triste, porque é um abalo no meu negócio, um abalo grande, mas sou uma pessoa positiva e tentei dar a volta por cima arranjando soluções alternativas», afirmou

[©BlueBird]
Luís Carvalho é o mais recente designer a juntar-se ao Inspire Project, um projeto lançado pela Tashi que aproxima a joalharia e os designers de moda.

«Procurávamos trazer novas abordagens às nossas joias. Novos pontos de vista, visões, inspirações e, assim, apresentar a marca a mais pessoas; pelo que surgiu o Inspire Project, que pretende acima de tudo dar visibilidade ao design nacional e, no futuro, projetar a nossa joalharia noutros pontos do mundo», indica, no website da marca, Diana Loureiro, diretora da Tashi. O desafio foi já aceite por Katty Xiomara, Nuno Gama, Micaela Oliveira e Miguel Vieira.