Na oitava edição do OpenMyMed Prize, uma iniciativa da Maison Méditerranéenne des Métiers de la Mode (MMMM), Luís Carvalho foi um dos 13 premiados e o único português.
À segunda foi de vez. O designer tinha já concorrido no ano passado, numa edição em que Susana Bettencourt acabou por ser a única designer nacional distinguida. «Sinto que esta é uma especial valorização do progresso do meu trabalho no último ano, em que tinha já concorrido ao MMMM. Por outro lado, este é um prémio com um apoio inerente, que implica um investimento na marca, permitindo-me assim melhorar a estratégia da marca e alargá-la entretanto aos mercados internacionais, algo que andava já a planear», refere Luís Carvalho em comunicado.
Com efeito, já em abril de 2017, o designer, que desfila na ModaLisboa desde 2013, confessava o sonho de levar a sua marca epónima a saltar fronteiras. «Quero ir lá para fora e vender. E decidi que era por Espanha porque foi um feeling. Mas tenho de perceber qual será o melhor mercado», revelou ao Jornal Têxtil.
O destino elevou-lhe a fasquia e foi em Paris, numa iniciativa promovida pelo CENIT (ver (A)Mar Portugal em Paris) dentro da semana da moda masculina na capital francesa, que efetuou a sua primeira incursão internacional. A presença na Cidade-Luz foi «um sonho» tornado realidade. «Por isso é que estou sempre a dizer que é importante sonhar, porque é assim que conseguimos alcançar os nossos sonhos», afirmou ao Jornal Têxtil (edição julho/agosto 2017). «Falta-me mais shows internacionais, faltam-me buyers, para que isto comece a funcionar. Isto é uma primeira experiência, não estou à espera de ir daqui com negócio», ressalvou.
Se não for antes, Luís Carvalho estará de regresso por terras gaulesas, desta feita Marselha, entre 25 e 30 de julho, para a celebração oficial da entrega do OpenMyMed 2018, que contemplará ainda mais 12 laureados vindos de França, Egito, Espanha, Israel, Líbano, Marrocos, Tunísia e Turquia, e terá como convidada de honra a criadora de moda Christelle Kocher.
As coleções de Luís Carvalho, no entanto, continuam a derrubar barreiras no mundo digital, através da sua loja online, inaugurada no passado mês de outubro (ver Luís Carvalho à distância de um clique).