Início Arquivo

Lycra® Assured para maior eficácia

Isabel Marcos, directora de marketing da Lycra® Portugal deu conta ao JT das últimas novidades da empresa para a indústria têxtil, numa entrevista que nos leva também ao esclarecimento da rede de Fábricas Acreditadas Lycra®. Começamos por falara na nova estratégia para a ITV denominada Lycra® Assured.

JORNAL TÊXTIL: Qual é a diferença entre LYCRA® Assured e o programa Fábricas Acreditadas? ISABEL MARCOS: LYCRA® Assured é o nome que damos ao conjunto global da cadeia de gestão de aprovisionamento, no âmbito do qual a DuPont e os seus parceiros, em diferentes níveis dessa cadeia, trabalharão em conjunto para a optimização de uma eficácia global na resposta aos pedidos de fibra extensível de qualidade, tecidos e vestuário. O estabelecimento da rede de Fábricas Acreditadas LYCRA® – conjugando os recursos da DuPont com os dos principais fabricantes mundiais – é a primeira fase para a implementação do programa.

P: Que critérios determinarão a selecção e participação das fábricas na rede de Fábricas Acreditadas? R: As Fábricas Acreditadas deverão ter uma forte relação de colaboração com a DuPont e um empenhamento na qualidade bem definido. Os tecidos extensíveis com LYCRA® deverão ser uma parte importante da sua produção. Deverão ter implementados processos de controlo de qualidade aprovados pela DuPont, estar preparados para partilhar os resultados de testes de produção e em posição de produzir consistentemente tecidos que cumpram as especificações de qualidade DuPont LYCRA®.

P: As Fábricas Acreditadas têm que assumir um compromisso específico de consumo de LYCRA® e se assim for, de quanto? R: Os pormenores de fornecimento a cada fabricante são confidenciais. No entanto, para que este programa seja viável e de interesse mútuo, é necessário que LYCRA® seja a principal fonte de elastano, e os tecidos extensíveis têm que constituir uma parte importante do total de misturas produzido.

P: As Fábricas Acreditadas podem usar elastano concorrente? R: Não há restrição contratual. As fábricas escolhem as fibras de acordo com as necessidades de produto e interesses comerciais. Nós acreditamos que LYCRA® dá resposta à maioria, se não a todos.

P: Este programa é mundial? Está a ser lançado em todas as regiões ao mesmo tempo? R: Dadas as características globais da indústria do vestuário, tanto LYCRA® Assured como a rede de Fábricas Acreditadas LYCRA® são conceitos inerentemente globais. As acções estão a ser lançadas desde Abril simultaneamente na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

P: Os critérios de qualificação da rede são os mesmos em todas as regiões? R: Sim. Poderá haver pequenas diferenças de início, motivadas por práticas regionais habituais. Por exemplo, em alguns países, onde as fábricas não têm os seus próprios laboratórios de ensaio, a DuPont efectuará os testes de qualidade, durante um período de transição.

P: Os índices de qualidade DuPont para produtos com LYCRA® são os mesmos em todas as regiões? R: Absolutamente!

P: Que vantagens ou benefícios vão dar às Fábricas Acreditadas? R: É nosso objectivo ajudar os parceiros a estabelecer novos contactos com potenciais clientes, acelerar a inovação no fabrico, reduzir o custo de elastificação, optimizar a tendência global para tecidos extensíveis e obter o máximo valor para a marca LYCRA®.

P: O que quer dizer “auto-certificar”? R: Ajudaremos as Fábricas Acreditadas a instalarem e desenvolverem processos de controlo de qualidade para tecidos extensíveis sofisticados, de modo a que possam certificar-se internamente de que os produtos estão de acordo com os requisitos LYCRA® DuPont. Podem assim usar a marca LYCRA® nesses produtos e sub-licenciar o uso da marca aos seus próprios clientes, sob a forma de etiquetas e outros materiais de identificação.

P: A DuPont aceitará responsabilidade pela qualidade dos tecidos fornecidos pelas Fábricas Acreditadas? R: Não – muitas coisas podem acontecer no processo de fabrico que nada têm a ver com o seu conteúdo LYCRA®. A “garantia” que fornecemos é que as Fábricas Acreditas são tecnicamente capazes de produzir, consistentemente, tecidos de qualidade optimizados com LYCRA®, e que se surgirem problemas relevantes no aspecto da inclusão de LYCRA®, nós ajudaremos a fábrica a identificar a causa e corrigi-la.

P: As Fábricas Acreditadas terão preferência no fornecimento ou preços preferenciais? R: Não. Os programas LYCRA® Assured e a rede de Fábricas Acreditadas são ac fibra, conceitos de tecido e outras inovações DuPont.

P: O programa de Fábricas a data limite para adesão? R: Em princípio, está aberto a todas as fábrica que cumpram com os critérios já referidos. Não há data limite. Trata-se de um programa a longo prazo – na realidade, o nosso modelo de negócios para o futuro. As fábricas dentro dos parâmetros estabelecidos e que queiram entrar para a rede, podem aderir em qualquer altura – agora ou no futuro.

P: Que benefícios actuais irão perder outros clientes vossos, pelo facto de não participarem na rede? Qual tem sido a sua reacção? R: O objectivo de LYCRA® Assured e da rede de Fábricas Acreditadas, é intensificar e aumentar o relacionamento com clientes seleccionados e não retirar seja o que for a qualquer deles. Continuaremos a dar apoio técnico e de marketing a outros clientes e, claro está, certificar os produtos que incluem a designação LYCRA®, desde que os tecidos estejam dentro dos nossos requisitos de qualidade e performance. Acreditamos que devemos dar o mais elevado grau de vantagem em trabalhar com a DuPont aos parceiros de negócios que partilham a nossa filosofia de qualidade e crescimento de mercado. Esperamos que outros fabricantes – ao verem as vantagens do programa – queiram juntar-se a nós, e nesse caso faremos o máximo para os ajudar.

P: O conceito LYCRA® Assured e o programa Fábricas Acreditadas são passíveis de aplicação a produtos como a renda e segmentos de uso como meias e collants? R: Sim – o programa está aberto a todos os tecidos e tipos de utilização. Estamos a estudar, com potenciais parceiros, como o conceito LYCRA® Assured pode ser implementado nesses e noutros segmentos.

P: Como é que LYCRA® Assured se aplica a outros participantes na cadeia de aprovisionamento, como os processadores e transformadores de fio, confeccionadores, negociantes de tecidos e armazenistas? R: Temos actualmente fortes relacionamentos a estes níveis da cadeia de valor acrescentado e estamos a estudar, com potenciais parceiros, o modo como o conceito LYCRA® Assured pode ser desenvolvido para além da fase inicial de Fábricas Acreditadas. Temos a intenção de alargar o âmbito de LYCRA® Assured progressivamente, de modo a também os abranger.