Início Arquivo

Lycra® Power dá medalhas olímpicas

Os medalhados das Olimpíadas de Atenas receberam um forte “empurrão” para a vitória, dado pelas mais recentes tecnologias de fibras. Quando escassas fracções de segundo são tudo o que separa uma medalha de ouro da de prata, ou um lugar no pódio do anonimato, os atletas procuram os mais recentes modelos de vestuário de desportohi-tech contendo Lycra® Power, para assegurarem mais vantagensem competição. Atletas como Ian Thorpe complementam os seus treinos rigorosos e dedicação ao objectivo com a escolha de fatos de competição verdadeiramente inovadores.

A Invista é a empresa-gigante das fibras que desenvolveu o conceito inovador por detrás da Lycra® Power, que melhora especificamente a velocidade e a resistência do atleta. Graças ao suporte e compressão muscular que proporciona, a Lycra® Power melhora também a posição do corpo do nadador dentro de água, reduzindo o tempo de recuperação graças a um aumento do fluxo sanguíneo. Os testes realizados para definir e identificar o real impacto sobre a performance indicaram que a força e a energia aumentam de cerca de 12%, tendo 73% dos atletas verificado um aumento na precisão dos movimentos ou posicionamento do corpo.

Com quatro medalhas a seu crédito nos JO de Atenas, Ian Thorpe usou o seu fato Jetconcept, concebido pela Adidas utilizando Lycra® Power. Este fato cientificamente desenhado, cobre o corpo como uma segunda pele, desde o pescoço até aos tornozelos. Utilizando uma tecnologia revolucionária com nervuras, o fato funciona como um avião comercial em pleno voo. Painéis de nervuras, inspirados nas ranhuras que se podem encontrar na fuselagem e asas de um avião, vão do antebraço ao fundo das costas e cobrem os glúteos. Isto ajuda a canalizar fluidamente a água sobre as costas do nadador, reduzindo a resistência, dinamizando os movimentos e eliminando a turbulência, podendo diminuir em centésimos de segundo o tempo do atleta. Também o volume e peso de água sobre as costas dos nadadores são reduzidos, tornando-os mais leves dentro de água. A diminuição da fricção é ainda mais acentuada graças ao uso de um tratamento de protecção Teflon®.

«Acho que este equipamento é o produto mais bem elaborado que jamais foi concebido para nadar. Dá-me as melhores condições possíveis dentro da água», remata o campeão olímpico Ian Thorpe.