Início Arquivo

Maio mês do têxtil

Este ano comemoram-se 25 anos de ensino e investigação, no âmbito da escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Para assinalar esta efeméride, a escola de Engenharia preparou um programa de acções, que se desenvolve ao longo de todo o ano, e que visa não só debater temas importantes da envolvente da actividade em Engenharia, como também demonstrar a sua importância para o desenvolvimento económico e nacional.

O programa de eventos inclui sessões com intervenção de entidades que definem e executam as políticas que determinam ou condicionam a actividade em Engenharia e eventos que marcam a materialização de importantes orientações estratégicas da Escola de Engenharia. O programa temático, que decorre em paralelo, promove a divulgação das áreas científicas e pedagógicas de Engenharia em que a UM possui competência, tendo sido estabelecido um mês para cada departamento.

O período dedicado ao pepartamento de Engenharia Têxtil decorre durante o mês de Maio e conta com iniciativas de natureza diversa, procurando uma abordagem à ITV em várias vertentes, nomeadamente de ordem cultural, técnica, científica e conjuntural.

Para concretizar esse objectivo, vão ser realizados os seguintes eventos: simpósio sobre Biotecnologia na Indústria Têxtil (3 a 6 de Maio); visitas ao departamento de Engenharia Têxtil (8 a 12 de Maio); aula aberta sobre a Evolução Histórica da Têxtil (8 de Maio); seminário técnico sobre o desenvolvimento de novos materiais e novos processos (10 de Maio); mesa redonda subordinada ao tema “Que Futuro para a ITV Portuguesa (11 de Maio); e uma conferência sobre “Sustentabilidade e Reciclagem dos Matérias Têxteis” (17 a 19 de Maio).

Estes eventos são propostos num quadro de permanente abertura e colaboração com a indústria e instituições ligadas ao sector, no âmbito das acções de Formação, Investigação e Transferência de Tecnologia que são uma marca de referência do Departamento de Engenharia Têxtil, na procura constante de potenciar a qualidade e competitividade da ITV nacional.