A Mango desvendou a primeira coleção para a casa, inspirada no mediterrâneo e na própria cultura da marca, que apostou, sobretudo, nos produtos têxteis para o quarto, sala e casa de banho. Tendo em conta que a sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da empresa espanhola, os têxteis com propriedades sustentáveis dominam a nova linha que veste o laar. A coleção encontra-se já disponível exclusivamente online e em mercados seleccionados da Europa, entre eles Portugal, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Itália, Polónia, Bélgica, Suíça, Grécia, Roménia, Croácia, Áustria, Irlanda, Suécia, Ucrânia, República Checa e Dinamarca.
Este primeiro lançamento centra-se no estilo mediterrâneo com um design contemporâneo e «requintado», pintado em cores neutras como castanho, bege, brancos, cinzentos e detalhes em tonalidades de verde e azul que funcionam como elementos-chave em cada produto. «O lançamento desta nova coleção para o lar foi uma evolução natural da Mango, no sentido de proporcionar aos nossos clientes mais um produto de lifestyle», afirma Laura Vila, diretora da linha para o lar. «Os designs estão inspirados no Mediterrâneo e utilizámos sobretudo materiais naturais e sustentáveis para a primeira parte da coleção, que está centrada sobretudo nos produtos têxteis», explica.
A nova gama tem 75% dos têxteis com características ecológicas, uma vez que são confeccionados com tecidos como o linho e o algodão orgânico. 80% das peças são oriundas de países próximos de Espanha, como Portugal e Marrocos, com a Mango a ter atenção à quantidade de plástico utilizada para os envios, reduzindo-a ao mínimo essencial.
Sempre com o conceito verde em mente e depois de ter lançado uma coleção semelhante em março de 2020 de bijuteria, a Mango não deixou a inovação de fora ao desvendar a nova linha de acessórios 3D, em que o processo produtivo utilizado é totalmente «zero waste» e o «mais sustentável que existe» no que diz respeito às emissões de CO2, como assume a empresa espanhola em comunicado. «Os produtos da coleção foram elaborados com TPU (poliuretano termoplástico) impresso, sustentável e reciclável, dado que é produzido a partir de materiais de origem vegetal e tingido com pigmentos naturais, extraídos de elementos como a cebola, o açafrão, o sândalo, o índigo e o espinafre», revela.
Os acessórios são fabricados através de uma tecnologia de impressão 3D da Comme des Machines, uma empresa líder na produção de moda sustentável a partir deste método de impressão, e estão disponíveis em sete modelos – quatro peças de bijuteria, uma carteira, sandálias e uma gola.
Ouvir e oferecer soluções
Como resposta ao desafio da associação teta & teta, uma organização sem fins lucrativos, com projetos sociais que reivindica a liberdade feminina através da criatividade e do ativismo, a Mango desenvolveu uma coleção de lingerie e roupa de banho para mulheres com apenas um peito, motivo pelo qual os soutiens apresentam apenas uma copa.
Com esta nova aposta, a empresa espanhola vai ajudar a associação, uma vez que todos os lucros de venda revertem para a teta & teta e estarão, principalmente, a corresponder às necessidades das mulheres que tiveram de se submeter a uma mastectomia e optaram por não usar prótese ou não fazer reconstrução mamária. Segundo a Mango, a ideia fundamental foi a conceção de um produto acessível e que ouvisse os clientes. «A nossa comunidade e as nossos clientes são a nossa prioridade. Procuramos ouvi-las, oferecer soluções e adaptar-nos às suas necessidades», explica Justi Ruano, diretora de design da Mango.