Início Notícias Retalho

Mango reforça logística

A retalhista espanhola fez um investimento de aproximadamente 35 milhões de euros para ampliar o centro logístico em Lliçà d'Amunt. O objetivo é dar resposta ao crescimento da logística do comércio eletrónico, criando a possibilidade de enviar pedidos diretamente ao cliente final graças a novos automatismos e maior capacidade.

[©Mango]

Para a Mango, as inovações não param de chegar seja com coleções mais sustentáveis em prol da estratégia verde adotada, como pela própria extensão da linha de produtos, nomeadamente o lançamento da primeira gama que veste o lar.

O centro logístico na localidade de Lliçà d’Amunt, em Barcelona, é agora o foco da retalhista, que iniciou as obras de aumento nestas instalações. O crescimento, já planeado desde que se desenhou o centro logístico, foi também sustentado pelo fortalecimento do comércio eletrónico, uma vez que esta decisão, que implica um investimento de aproximadamente 35 milhões de euros, vai permitir poupar 25% nas despesas de preparação para o canal online.

Neste sentido, o centro logístico, que centraliza a distribuição para as mais de 2.200 lojas que a Mango tem em mais de 110 países e também reabastece os 11 armazéns de negócio online que a Mango a nível global, terá mais 90 mil metros quadrados de superfície, o que se traduzirá numa área total das instalações de 280 mil metros quadrados. «O equivalente a 40 campos de futebol», exemplifica a cadeia de moda em comunicado.

«O aumento que estamos a viver no e-commerce confirma que projetar esta ampliação foi uma decisão acertada, dado que nos possibilitará automatizar certas tarefas para ser possível dar saída ao volume previsto. Manter os investimentos em projetos estratégicos que nos permitam adiantarmo-nos às necessidades futuras e sermos mais competitivos é prioritário para a empresa», afirma Toni Ruiz, CEO da marca.

Com a expansão, o centro logístico vai estar apto a a enviar pedidos diretamente ao cliente final, dotar de maior capacidade e agilidade a zona de expedições e dar suporte às novas linhas de negócio da Mango. «Com a ampliação, conseguiremos dotar o centro de um caráter totalmente omnicanal, aproveitando ao máximo as instalações atuais e complementando-o com soluções mais específicas para o e-commerce», explica o CEO.

Dividia em três pisos, a nova instalação deverá iniciar a parte das operações de expedição durante o segundo semestre do próximo ano, mas o centro estará somente em pleno funcionamento ominicanal em 2023.

O investimento contempla a incorporação de novos automatismos que completam as funcionalidades atualmente em vigor no centro, motivo pelo qual será possível sequenciar os pedidos e automatizar a gestão de devoluções, um aspeto que a marca diz ser «muito relevante» para o canal online. Os robots móveis autónomos (AMR) serão também uma realidade do movimento interno do centro, garantido, deste modo, flexibilidade.

«Com as novas instalações, o centro logístico aumentará a sua capacidade de gestão de peças em até 10 mil peças mais por hora. No total, poderá manipular 85 mil peças por hora», resume a Mango, que pretende que o desenvolvimento do edifício se realize com práticas de construção responsável, um dos valores inerentes à identidade da marca.
O novo edifício contará com uma instalação de placas fotovoltaicas na cobertura, que fornecerá a energia necessária para gerar a água quente, bem como estações de carga para veículos elétricos. Está ainda previsto o reaproveitamento da totalidade das águas pluviais da cobertura para fornecer água a Can Dunyó, localizada nas proximidades.

Moda para todas as ocasiões

A Mango lançou uma coleção para a estação quente que celebra a vida e energia positiva com detalhes que remetem para o estilo «psicadélico e livre» dos anos 70. A campanha “The Sun is everywhere” acompanha a coleção, onde o otimismo se assume como protagonista absoluto. «Num momento em que reina a incerteza, apresentam-se novas oportunidades e energias renovadas através desta coleção», esclarece a Mango.

[©Mango]
As conjugações «fluídas, confortáveis e divertidas» quebram as formalidades e peças chave como os vestidos monocromáticos com estampados florais e os vestidos «vaporosos» são agora aliados para os dias quentes de verão.

Segundo a retalhista, a alma de Ibiza nos anos 70, a explosão dos estampados e da cor, juntamente com a positividade, são a essência da campanha da qual também fazem parte as t-shirts estampadas, minivestidos, coletes em crochet e peças em ganga de visual retro. Para o verão, o otimismo pinta-se de tonalidades de azul, verde claro e outras cores que refletem serenidade.

A Mango apresentou também a coleção exclusiva Chufy x Mango, desenhada por Sofía Sánchez e inspirada num imaginário de sensações, cheiros e imagens de viagens que têm o Mediterrâneo como tela de fundo. «Após anos de colaboração, compreendemo-nos tão facilmente e aproveitamos tanto o processo criativo que trabalhar juntos é algo natural e divertido. Além disso, viajar pelo mundo acompanhada de uma marca tão icónica é uma honra que nunca imaginei», reconhece a diretora de moda, consultora e designer, que contribuiu para o desenvolvimento da coleção limitada disponível no canal online e em lojas selecionadas em países como Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Rússia, Polónia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e EUA.

“The Mediterrean Seeker” é a designação da minissérie lançada pela Mango no Youtube que explica a verdadeira essência da cultura mediterrânea. Veronika Heilbrunner conduz a primeira edição do fashion film, providenciado uma visão única do mundo. A Turquia é o cenário do primeiro destino escolhido, onde Veronika Heilbrunner vai conhecer Desire Moheb-Zandi, uma artista que aplicou a tradição de tapeçaria de forma contemporânea.

Para reafirmar o compromisso com a causa, a retalhista lançou uma mensagem de unidade que celebra o Dia Internacional do Orgulho LGTBIQ+ através de um vídeo de apoio publicado das redes socias que promove a diversidade. O vídeo espelha uma junção de clipes de autor filmados por membros da comunidade Mango, onde cada protagonista teve a oportunidade de se manifestar com mensagens pessoais centradas no amor e na força.

As modelos Tasha Tilberg, Chloe Vero e Adela Stemberg, a modelo e dançarina Anders Hayward, o artista Pepo Moreno e a dupla de influencers formada pelo DJ Mathias Geerts são alguns dos nomes que constam entre os participantes.