O espírito da retalhista espanhola reflete-se agora na nova imagem de loja da Mango, que conta influências da cultura e do estilo mediterrâneo. As tonalidades quentes e a cores neutras ditam a maioria com a combinação de materiais tradicionais, artesanais, sustentáveis e naturais como a cerâmica, a madeira, o mármore e o couro.
Em prol dos objetivos da marca, a eficiência energética e a integração arquitetónica no ambiente são prioridades da Mango, que vai integrar os novos espaços com iluminação e climatização eficientes do ponto de vista da sustentabilidade. O design terá forma com materiais sustentáveis assim como as pinturas naturais, uma decisão que faz jus ao percurso ecológico da retalhista, que desenvolveu projeto de recolha de vestuário e calçado usado para que os produtos possam ser reutilizados e reciclados.
Neste novo projeto, que garante uma identidade renovada, a Mango atendeu aos pedidos da comunidade de inovação, um espaço onde os clientes podem manifestar as preferências e opiniões para que, desta forma, o conceito renovado das lojas possa espelhar o ditado «os desejos [dos consumidores] são ordens».
O espaço «funcional, relaxado e acolhedor» pretende facilitar a interação entre o cliente e a equipa da loja, enquanto disponibiliza novos serviços e funcionalidades como provadores mais amplos, caixas em todos os pisos e ainda um ponto de referência onde os colaboradores podem resolver todas as dúvidas dos clientes-
A par da inovação, a tecnologia também será uma das apostas para esta iniciativa, já que as novas lojas vão expor coleções exclusivas online, onde os consumidores terão a oportunidade de as experimentarem em loja. Para o atendimento ao cliente, este aspeto é também fundamental, uma vez que a tecnologia In Store Analytics, combinada com a tecnologia RFID, permite que os colaboradores possam ter melhor acesso a mais informações sobre os produtos, como é o caso da disponibilidade.
«A nossa indústria está em plena transformação e a Mango também. As lojas serão sempre um ponto de encontro privilegiado dos nossos clientes com a marca e, por isso, queremos oferecer-lhes experiências únicas e personalizadas, apoiadas em tecnologias e serviços omnicanais e num ambiente acolhedor», esclarece César de Vicente, diretor global de retalho da Mango.
Com uma área de 1.400 metros quadrados, a loja de Düsseldorf será o primeiro espaço a estrear o novo conceito, já no mês de março.
«Através deste novo conceito de loja, quisemos refletir a essência da marca. A cultura mediterrânea faz parte de tudo o que fazemos enquanto marca e de quem somos, e por isso queremos aproximar-nos dos nossos clientes com esta filosofia», reforça Jan Rivera, diretor criativo e de imagem.
Poupar milhões
A retalhista espanhola deu mais um passo no compromisso que assumiu para lutar por uma indústria de moda mais responsável. Por isso, com a mensagem “Menos impacto, um mundo melhor”, a Mango lançou uma coleção de denim em que o processo de acabamentos permitiu a poupança de 30 milhões de litros de água.
A coleção, que respira mar e natureza, assume-se como versátil, visto que os consumidores podem usar as peças em todas as estações.
«Graças à inovação e à adaptação de tecnologias e processos sustentáveis, estamos a criar coleções que nos ajudam a reduzir a nossa pegada. Em colaboração com as restantes equipas e os nossos fornecedores de peças e tecidos, procuramos constantemente alternativas de produção e materiais mais sustentáveis», garante Beatriz Bayo, diretora de sustentabilidade da Mango.