Início Destaques

Máquinas de outras galáxias

As soluções tecnológicas para a indústria têxtil e vestuário são cada vez mais avançadas e se, há alguns anos, pareciam pertencer ao campo da ficção científica, hoje são uma realidade incontornável. Stäubli, Lectra, Gualchieri e Gualchieri e Mind Technology mostram que o futuro é já hoje.

Com presença em 29 países e 14 unidades industriais de produção, a Stäubli oferece soluções de automação abrangentes, nomeadamente para a preparação da tecelagem, máquinas de formação da cala, máquinas de tecelagem, incluindo máquinas jacquard, e máquinas de tricotagem para meias.

«Num mundo em constante evolução e com prazos cada vez mais apertados, é essencial poder contar com os equipamentos de forma a ser o mais reativo e flexível possível», sublinha a empresa no suplemento Máquinas de Futuro, publicado na edição de fevereiro do Jornal Têxtil. Entre os destaques, a Stäubli aponta a máquina jacquard LXXL, com até 25.600 ganchos, que garante estabilidade e eficiência, e as máquinas de remeter automáticas.

Já a Lectra destaca «a primeira solução completa de sempre dedicada à personalização de moda». A solução Fashion On Demand, que foi premiada na última edição da feira de processamento de têxteis e materiais flexíveis Texprocess, «automatiza a cadeia de fornecimento, oferecendo velocidade e agilidade para produzir vestuário personalizado», destaca a Lectra, que desafia à descoberta do «verdadeiro poder da personalização».

A Gualchieri e Gualchieri, por seu lado, afirma-se como «líder na construção de máquinas para a produção de fios fantasia, fios especiais, chenille e fios técnicos». A empresa, fundada em 1973, evidencia a versatilidade dos seus equipamentos, como a Fanta Filo-Roc, que permite a «produção numa única máquina de muitos fios fantasia diferentes, inclusive fios especiais para tecidos de decoração, tecidos para vestuário, vestuário de malha e vestuário tricotado à mão».

Além da produção de fios para a área da moda, em tecido ou em malha, «as máquinas são apropriadas para processar também Kevlar, Nomex, Abratex, fibra de vidro, fibra de carbono, Modacryl, Bekinox, Poliéster, Poliamida, Dyneema, Aramida, aço para a produção de fios técnicos de altas prestações a utilizar em Protech e Mobiltech», enumera a Gualchieri e Gualchieri no suplemento Máquinas de Futuro.

A Mind Technology promete soluções à medida de cada negócio. «Na era da Indústria 4.0, as soluções inteligentes da Mind ajudam-no a preparar o caminho para um futuro de sucesso e a abrir novas perspetivas para melhorar a sua competitividade», garante a empresa, que estará de 7 a 9 de maio na Maquitex a mostrar as suas valências. «Reduza custos, aumente a qualidade, melhorando a eficiência dos seus processos», aponta.

Conheça melhor todas estas soluções, e outras, no suplemento Máquinas de Futuro, que integra a edição de fevereiro do Jornal Têxtil.