Início Destaques

Máquinas melhoram eficiência da ITV

Produtividade, elevado desempenho, adaptabilidade e sustentabilidade são alguns dos conceitos que descrevem as soluções de maquinaria apresentadas pela Stäubli, pela Mind, pelo grupo LCP, pela Itema e pela Tajiservi na publirreportagem Máquinas de Futuro.

A Stäubli, que fornece conectores, robótica e máquinas têxteis, destaca as soluções de tecelagem jacquard, nomeadamente as Jacquard LX/LXL/LXXL, disponíveis em formatos de 64 a 51.200 ganchos.

[©Stäubli]
«Com estas máquinas, a Stäubli oferece uma gama completa de possibilidades para tecidos lisos, felpo e de veludo», realça a empresa na publirreportagem Máquinas de Futuro, publicada na edição de fevereiro de 2022 do Jornal Têxtil. Em foco estão ainda os sistemas de preparação de tecelagem, que permitem «minimizar os tempos de paragem e maximizar o processamento das teias constante e fiável. As máquinas de remeter e de atar teias aumentam a produtividade», garante.

[©Mind]
A Mind está a apresentar a nova versão das soluções Pattern Matching e Printed Cut, que permitem a «flexibilidade da produção num cenário de automação completa do corte com eliminação completa de plásticos e papel», afirma, o que permite uma redução dos custos, uma maior flexibilidade e mais sustentabilidade, enumera a empresa, que conta entre os seus clientes com nomes como Pedrosa & Rodrigues, Twintex, Petratex e Silsa, entre outros. Um código QR dá acesso direto a um formulário para pedir mais informação junto da Mind.

[©LCP]
O Grupo LCP, por seu lado, dá a conhecer as soluções de tingimento da Tonello, que representa oficialmente em Portugal. «Reduzir o consumo de matérias-primas, água e energia [no tingimento] e, ao mesmo tempo, alcançar o máximo desempenho de produção sempre foi o nosso objetivo. Cobrimos cada fase do ciclo de trabalho, desde a amostragem até à produção efetiva, a diferentes velocidades», sublinha, salientando que tem propostas «para todos os tecidos e para todos os tipos de roupa de casa».

[©Itema]
Já a Itema reforça que os seus teares «garantem aos tecelões de todo o mundo a tecnologia mais inovadora e adaptada às últimas tendências do mercado: alto desempenho, ecoeficiência e domínio têxtil são as características que sente imediatamente ao confiar na Itema», indica a empresa, que fornece um código QR para quem quiser saber mais sobre o Itema A95002bedsheeting, que sustenta ser «o único tear a jato de ar dedicado exclusivamente a lençol de cama».

Mais do que bordados

Twine [©Tajiservi]
Por último, a Tajiservi apresenta não uma, mas três soluções distintas para a indústria têxtil e vestuário, a começar pela nova parceria com a Twine Solutions, que «criou a primeira tecnologia do mundo para tingimento digital de linha e fio à medida das necessidades», explica. O sistema Twine tinge linha de poliéster branca com qualquer cor e comprimento para utilização em costura, malhas e bordados. «Esta tecnologia inovadora de tingimento é perfeita para criação de vestuário e calçado, desde o desenvolvimento de amostras até à produção em massa», afirma.

Tajima [©Tajiservi]
No campo dos bordados, a Tajiservi é distribuidora exclusiva da Tajima em Portugal, com as soluções da empresa japonesa a incluírem a tecnologia de controlo de linha inteligente i-TM, «que fornece a quantidade de linha necessária para cada ponto e com a tensão exata para fazer o bordado com perfeição, sem qualquer intervenção do operador», aponta, permitindo um menor desperdício e menos produtos com defeito, mesmo com operadores com pouca ou nenhuma experiência. «Sem a necessidade de testar inúmeras vezes cada bordado antes de passar à produção e com a qualidade constante e acabamento uniforme dos bordados, o desperdício reduzirá imenso, tal como as peças indicadas com defeito», acrescenta.

Kornit [©Tajiservi]
Na estamparia, a Kornit – que a Tajiservi também representa em exclusivo em Portugal – dá resposta a diferentes desafios, nomeadamente às maiores exigências do mercado, à ascensão das compras online e às alterações na cadeia de aprovisionamento. «A tecnologia de impressão digital dá às empresas a versatilidade de criar apenas por encomenda, minimizando o inventário e o desperdício, enquanto oferece a melhor qualidade e variedade, sem quantidades mínimas obrigatórias por produção e sem qualquer limitação de cores», realça a Tajiservi, acrescentando que «a Tecnologia MAX [da Kornit], além das melhorias de qualidade, evolui com a tecnologia xDi, de impressão 3D, onde consegue também responder aos consumidores que querem bordados, impressão de flex ou mesmo sublimação. Com um equipamento, é possível responder a diversos tipos de necessidades», conclui.

Soluções para conhecer em mais detalhe na publirreportagem Máquinas de Futuro, que pode ler na edição de fevereiro de 2022 do Jornal Têxtil.