Início Notícias Moda

Mariana Campinho faz ondas na moda

Entre as salas de aula da ESAD e as passerelles de concursos internacionais como o The Innovative Apparel Show, em 2017, o nome de Mariana Campinho foi devidamente apresentado à indústria da moda. Recentemente, a jovem designer venceu o 2.º prémio no concurso internacional The Link 2017, em Cannes.

A competição anual promovida pelo consórcio MarediModa decorreu no Palais des Festivals, de 7 a 9 de novembro, e consagrou o trabalho no segmento de beachwear da recém-formada em Design de Moda da ESAD.

«Tenho a grande ambição de trabalhar em beachwear e aprender novas técnicas, ainda que pretenda também trabalhar noutras áreas da moda, como pronto-a-vestir, calçado e underwear, entre outras», revela Mariana Campinho ao Portugal Têxtil, reforçando que a presença em Cannes a muniu de novas ferramentas «para enfrentar e começar a entrar no grande e competitivo mundo da moda».

O desafio de integrar a edição de 2017 do concurso internacional de beachwear e lingerie foi lançado à ESAD como escola de moda que representaria Portugal e Mariana Campinho foi a aluna convidada para responder à proposta, contando com o apoio «fundamental», nas palavras da designer, de Maria Gambina, coordenadora da licenciatura em Design de Moda. Na grande final, a jovem apresentou uma coleção com quatro coordenados.

Com a conquista do 2.º lugar, Mariana Campinho arrecadou um prémio monetário no valor de 500 euros, assim como a possibilidade de realizar um estágio numa empresa internacional (ainda a ser designada). Terá também a oportunidade de participar na Immagine Italia & Co. by Mare D’Amare, feira internacional agendada para julho de 2018, em Florença.

Apesar de estar apenas a responder às primeiras chamadas fora dos corredores da ESAD, a participação em certames dedicados ao talento emergente do design de moda não é novidade para Mariana Campinho.

O desfile coletivo das escolas de moda nacionais promovido pela plataforma Bloom do Portugal Fashion assinalou a sua estreia em passerelle, seguindo-se a seleção para o concurso de jovens criadores do projeto Portuguese Fashion News (PFN), no qual arrecadou o 2.º lugar.

Além-fronteiras, 2017 foi um ano pleno de novas experiências para Mariana Campinho, que integrou o Innovative Apparel Show da Techtextil, Frankfurt (ver ESAD arrecada prémios em Frankfurt), a Mercedes Benz Fashion Week, Madrid, e o The Link, Cannes.

«Toda a experiência obtida nos concursos, os constantes desafios, as novas parcerias, a utilização de novos e diferentes materiais – nos meus trabalhos apliquei sistemas de aquecimento, iluminação, bluetooth ou etiquetas interativas (RFID) – permitiram-me experimentar, desenvolver e divulgar o meu trabalho nas mais variadas áreas e frentes», reconhece Mariana Campinho, sublinhando que estas participações foram «de extrema importância» para o seu percurso académico e profissional.

Depois da licenciatura na ESAD, Mariana Campinho rumou a Londres para completar a sua formação na London College of Fashion nos segmentos de beachwear, lingerie e calçado. «Aproveitei ao máximo cada aula que tive nesses meses, adquiri novos conhecimentos e, acima de tudo, conheci-me melhor enquanto designer», afirma ao Portugal Têxtil.