Início Notícias Moda

Marques’Almeida conquista LVMH

A dupla portuguesa de designers ganhou o prémio do colosso do luxo, que reuniu um júri composto pelos diretores criativos das principais marcas do grupo LVMH. A consagração definitiva de Marta Marques e Paulo Almeida pelos seus pares na alta-roda da moda.

O duo de criadores de moda inspirado nos anos 90 e com uma estética marcada pelo início dos anos 2000 arrecadou um prémio monetário no valor 300 mil euros e receberá o acompanhamento técnico durante um ano daquele que é um dos maiores grupos de luxo do mundo.

«Aaaahhhh! Não conseguimos acreditar que isto está realmente a acontecer! Muito obrigado a todos pelo incrível apoio», pode ler-se na página oficial do Facebook da marca que recebeu o galardão das mãos da atriz Natalie Portman, embaixadora da Dior.

Incrédulos, os dois criadores encararam a distinção como «uma enorme honra, vinda deste painel de jurados». «São pessoas que sempre admirámos. É ainda mais especial saber que foram eles que nos escolheram», palavras de Marta Marques citadas pela imprensa internacional.

O júri alargado e o especializado do prémio acentuam a importância da distinção. Este incluiu a crítica de moda Cathy Horyn, responsáveis de grandes armazéns como o Bergdorf Goodman e o Saks e ainda de sites de vendas como o Net-a-Porter, numa primeira fase, e os nove diretores criativos das principais casas e marcas de moda do grupo LVMH. Karl Lagerfeld (Fendi), Marc Jacobs, Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Raf Simons (Christian Dior), Phoebe Philo (Céline), Riccardo Tisci (Givenchy), Jonathan Anderson (Loewe) e Humberto Leon e Carol Lim (Kenzo) na grande final.

O processo de seleção da segunda edição deste prémio decorreu desde fevereiro e a Marques’Almeida foram os únicos apelidos portugueses entre os nomes selecionados.
Das cerca de 1000 candidaturas, foram escolhidos 25 semifinalistas e, depois, 8 finalistas. A presidente do prémio LVMH, Delphine Arnault, em declarações à imprensa salientou que a dupla portuguesa sediada em Londres «impressionou o júri com a sua perícia técnica e abordagem única ao trabalho com a cor e a textura».

A Marques’ Almeida é conhecida pelo seu trabalho com denim e looks de street fashion, que cedo interessaram lojas como Opening Ceremony ou Joyce e celebridades como as cantoras Rihanna, Beyoncé e, mais recentemente, FKA Twigs.

A alavanca da marca foi o CITEX em 2007 e, depois, a conceituada Central Saint Martins, em 2009. Presentes no calendário da plataforma New Gen na Semana de Moda de Londres, onde apresentam as suas coleções desde o final de 2012, Marta Marques e Paulo Almeida desenharam em 2014 uma coleção-cápsula para a Topshop. No mesmo ano receberam o prémio de Emerging Womenswear Designer nos British Fashion Awards do British Fashion Council.

De momento, a dupla prepara o lançamento da sua nova loja online e está a trabalhar com a Swarovski nas propostas outono-inverno 2015, juntando a sua atitude rebelde ao lado puro e cristalino da casa austríaca.