Início Notícias Vestuário

McDonald’s apresenta novas fardas “made in Portugal”

Criadas e produzidas em Portugal num projeto com a coordenação do designer Paulo Cravo, as novas fardas do McDonald’s Portugal vão vestir mais de 8.500 colaboradores, correspondendo a um investimento superior a 1 milhão de euros. Já as fardas antigas, desenvolvidas pela designer Katty Xiomara em 2008, serão recicladas.

[©HR Group]

Com design português da autoria de Cátia Abreu e Melanie Melo – vencedoras do concurso lançado pela McDonald’s Portugal, em parceria com o CITEVE, destinado a estudantes de design e de moda e jovens criadores nacionais –, as novas fardas foram produzidas, com tecidos portugueses, pelo HR Group, sediado em Mangualde e parceiro de longa data da McDonald’s no fornecimento de fardamento para os colaboradores da cadeia de restauração.

«O orgulho de produzirmos as fardas da McDonald’s está presente em todas as áreas do HR Group, sendo a marca uma inspiração para sermos cada vez mais fortes e consistentes. Alinhados com os valores de responsabilidade social e sustentabilidade da McDonald’s, apostámos desde sempre num processo “made In Portugal”», afirma Fernando Mateus, diretor-geral do HR Group.

[©McDonald’s]
No total, foram produzidas cerca de 77 mil peças, num investimento superior a 1,2 milões de euros. Existem propostas diferentes, adaptadas a cada função nos restaurantes: funcionário, treinador, relações-públicas e gerente. As novas fardas são compostas por novos tecidos – mais modernos e funcionais – e uma paleta de cores onde predominam o azul denim e o amarelo.

Já às cerca de 20 mil fardas antigas, desenvolvidas pela designer portuguesa Katty Xiomara em 2008, será garantido um fim de vida útil, reforçando assim o compromisso da McDonald’s na área da sustentabilidade ambiental, através de um projeto que visa a valorização destes resíduos. A reciclagem das fardas antigas apresenta-se, assim, como mais um projeto da cadeia de restauração na vertente da economia circular.

[©HR Group]
«Este projeto reforça ainda o compromisso da McDonald’s a vários níveis da nossa responsabilidade corporativa, nomeadamente, na preocupação e aposta constante nas pessoas, no continuo investimento em fornecedores nacionais e até na componente de sustentabilidade ambiental, através do projeto de economia circular que irá garantir um fim de vida útil às fardas antigas», destaca Sérgio Leal, diretor de marketing e comunicação da McDonald’s Portugal.