Início Notícias Têxtil

Meet the Maker dedica evento à vida nova do lixo

Na quarta edição, o evento de networking debate o fim do lixo e como o desperdício pode ser a nova matéria-prima do luxo. Agendado para o dia 1 de outubro, o Meet the Maker terá lugar numa fábrica de calçado e conta com a participação de responsáveis das marcas Lemon Jelly e Nowa Jeans.

3.ª-edição [©Meet the Maker]

“O fim do lixo – será o lixo o novo luxo?” é o mote para esta edição de Meet the Maker, que se realiza na manhã do dia 1 de outubro, numa fábrica de calçado próxima do centro de Vila Nova de Gaia. «A ideia é mostrar que o conceito do lixo é um conceito obsoleto e que a conexão entre sectores poderá potenciar, mais do que sustentabilidade, circularidade», explica a página online do evento.

Entre os temas que estarão em debate encontram-se a lei da UE sobre os resíduos têxteis, cuja implementação está programada para 2025, os desafios do pré e pós-consumo, a transição da sustentabilidade para a circularidade no calçado e no têxtil e a criação de um ciclo fechado perfeito.

Os oradores deste encontro, que decorre em ambiente informal e tem a moderação de Joana Campos Silva, organizadora da Meet the Maker, são José Pinto, CEO da Lemon Jelly, Alexandre Nardin, fundador e CEO da Nowa Jeans, e Ana Tavares, coordenadora da agenda estratégica para a sustentabilidade e economia circular do CITEVE. Além da intervenção destes especialistas e de um espaço dedicado ao networking, o evento inclui ainda a visita à fábrica de calçado.

Um evento com história

2.ªedição [©Meet the Maker]
O Meet de Makers contou já com três edições anteriores. A primeira foi dedicada à customização, com a presença de Carla Costa, diretora de marketing da Topázio, a empresa onde decorreu o evento, Ricardo Conceição, diretor-geral da Atelier des Créateurs, e Gonçalo Cruz, à data COO da My Swear e atualmente CEO e cofundador da PlatformE.

Já a segunda foi devotada à sustentabilidade e teve lugar na Atelier des Créateurs, onde estiveram, como oradoras, Kaleigh Tirone Nunes, cofundadora da Fashion Catalyst, Ana Tavares, na altura diretora de sustentabilidade da Tintex, Ana Costa, criadora da Baseville, e Joana Campos Silva.

A terceira, que decorreu em 2019, teve como tema o marketing de influência e decorreu na agência de sourcing OSDM, tendo contado com o fundador da empresa, José Cardoso, como um dos oradores.