Início Notícias Mercados

Mercado de fios cresce a 4,5% ao ano

A inovação e a maior procura por têxteis, principalmente nos países asiáticos, está a impulsionar o mercado mundial de fios, que deverá atingir mais de 11 mil milhões de euros em 2027.

O mercado mundial de fios têxteis deverá registar um crescimento significativo nos próximos anos. Os produtores de fios têm feito investimentos para desenvolver produtos inovadores, assim como para melhorar os existentes, de forma a responder à crescente procura, algo que, refere um estudo recente, criou a oportunidade para investidores e players da indústria tentarem capitalizar a sua presença e o seu potencial no mercado.

Os principais países produtores, como a China e a Índia, estão a impulsionar o crescimento do mercado, e os principais players estão a focar-se numa oferta de produto com melhor qualidade. O uso de fibras não naturais como poliéster, poliamida, viscose e acrílico tornou-se cada vez mais popular em vários sectores devido a propriedades como resistência, elasticidade, durabilidade e solidez à cor.

O estudo da Market Data Forecast aponta para que o mercado dos fios têxteis atinja os 12,1 mil milhões de dólares (cerca de 11,3 mil milhões de euros) em 2027, devendo crescer a uma taxa de 4,5% no período entre 2022 e 2027.

Segundo este relatório, a crescente adoção de novas tendências mundiais e a introdução de novos tecidos estão a impulsionar o volume de negócios do mercado. A preferência do consumidor por vestuário acessível e confortável aumenta a procura por tecidos de elevado valor como seda, e o aumento da urbanização e cada vez mais exigências por parte das indústrias estão igualmente a alimentar o crescimento do negócio.

Em sentido contrário, a elevada flutuação dos preços do crude é um dos principais fatores a travar o crescimento do mercado, enquanto a regulamentação por parte dos governos para o comércio dos fios têxteis está igualmente a restringir a expansão.

A nível de segmentos, os fios fabricados a partir de fibras sintéticas mantiveram a maior quota de mercado em 2022 e deverão crescer significativamente durante o período em análise.

Já por aplicação, os têxteis-lar detiveram previsivelmente a maior quota de mercado em 2022, devendo continuar a crescer até 2027.

A nível geográfico, a Ásia-Pacífico foi a região mais relevante no mercado de fios têxteis e deverá manter o crescimento nos próximos cinco anos. A razão para o domínio da região – que inclui países produtores como a China, Japão, Índia, Indonésia e Coreia do Sul – é o crescimento e popularidade do mercado de fios têxteis e o aumento da população e do rendimento disponível, o que deverá estimular o mercado. A crescente procura por vestuário e artigos para a casa está a alimentar o crescimento na região, sendo a China o principal mercado de consumo. Há ainda um aumento rápido no segmento de artigos para bebé. A América do Norte deverá igualmente crescer de forma lucrativa.

Um outro estudo, da Data Bridge Market Research, para o período entre 2022 e 2029 aponta igualmente para uma taxa de crescimento anual de 4,5%.