Início Arquivo

Mercados

Devido às fortes pressões da Indústria e da Presidência Portuguesa foi possível organizar uma mesa redonda com os serviços responsáveis da Comissão Europeia pela Política Comercial, destinada a debater a estratégia da União Europeia em matéria de Acesso aos Mercados. O evento vai ter lugar no dia 14 de Abril e conta com a presença do Comissário Europeu responsável pelo Comércio – Pascal Lamy. Na reunião serão debatidas as questões mais importantes e prementes em termos da Política Comercial:

a) A.T.V.-Acordo Têxtil e Vestuário e a 3ª Fase de Integração, tendo a União Europeia que definir a lista de produtos a liberalizar a partir de 2002 até ao final do corrente ano;

b) Os Problemas no Acesso aos Mercados Terceiros – tipo de obstáculos existentes e medidas que a União Europeia deve adoptar para que as barreiras sejam desmanteladas.

Esta reunião é extremamente importante porque, por um lado a Indústria Têxtil e Vestuário Europeia tem uma oportunidade única para expressar os seus pontos de vista em termos da 3ª Fase do A.T.V. e do Acesso aos Mercados Terceiros ao Comissário Lamy e aos serviços competentes, por outro lado porque este é o momento crucial para este tipo de iniciativa com as negociações em curso para a Adesão da China à OMC, a selecção dos artigos a liberalizar na 3ª Fase do A.T.V. e o início das negociações com o Mercosul com vista à criação de uma Zona de Comércio Livre.

A APT, que se fará representar pelo seu Presidente Dr. José Alexandre Oliveira e pela signatária, espera que o encontro contribua para a definição de uma estratégia conjunta (Indústria/Comissão Europeia) em termos de Acesso aos Mercados e para uma maior cooperação nas negociações comerciais futuras, quer a nível bilateral (ex. Mercosul), quer a nível multilateral (lançamento de um novo Round de Negociações Comerciais na OMC).

Luísa Santos Directora Dept. de Relações Internacionais da APT