Início Notícias Marcas

Meryl ganha certificação GRS

Resultante de uma parceria entre a Nylstar, que produz e comercializa o fio, e a produtora de fibras e químicos Invista, o fio de poliamida 6.6 Meryl tem agora uma versão mais sustentável, que mantém, contudo, características de qualidade semelhantes.

[©Nylstar]

O fio Meryl da Nylstar pode agora ser produzido com a certificação Global Recycled Standard (GRS) com a utilização da fibra de poliamida 6.6 reciclada da Invista. Uma versão mais “amiga” do ambiente mas que a Nylstar garante não ter perdido em performance – apesar desta nova colaboração significar que o fio contém 50% ou mais de conteúdo reciclado, o fio resultante mantém as mesmas características de qualidade.

A Invista utiliza os desperdícios pós-industriais de poliamida 6.6 da sua unidade produtiva de Kingston, no Canadá, onde são produzidas fibras para airbags e tapetes. Através de um processo próprio, a Invista converte estes resíduos em pellets e fornece-os à Nylstar, que os transforma em fios para fornecer os seus clientes da área da moda, contribuindo, desta forma, para que vestuário sustentável chegue ao mercado.

«Através do nosso Centro de Investigação para Materiais Reciclados Avançados, somos os primeiros a comercializar estes materiais reciclados para utilização em fios finos para o mercado de athleisure», explica Alfonso Cirera, CEO e presidente da Nylstar.

Os fios reciclados Meryl estão disponíveis com soluções sustentáveis adicionais, incluindo tinto em massa, sem solventes nem silicone, sem libertação de microplásticos e com elasticidade natural sem elastano. Estas tecnologias surgiram do compromisso da Nylstar de reduzir ou eliminar o consumo de água, energia e químicos, ao mesmo tempo que promove a possibilidade de uma reciclagem a 100% na produção de vestuário.

Solução win-win

«Graças ao nosso trabalho com a Invista, podemos oferecer agora às nossas marcas parceiras uma nova forma de transição para soluções de ciclo fechado sem comprometer a performance, o toque e a durabilidade que os consumidores esperam dos fios Meryl», afirma Alfonso Cicera.

[©Nylstar]
A Nylstar, fundada em 1923 em Barcelona, está atualmente a trabalhar com retalhistas para rapidamente desenvolver uma coleção e a infraestrutura de processamento para promover a reciclagem pós-consumo de vestuário fabricado com fios Meryl.

«A Nylstar tem o conhecimento e a tecnologia para converter polímero reciclado em fios especiais», reconhece Mark Delaplane, vice-presidente de estratégia de linha de produto da Invista. «É um exemplo entusiasmante de uma solução win-win e de uma relação preferencial com o cliente que promove a gestão ambiental, ao mesmo tempo que entrega produtos de elevada qualidade à indústria da moda», admite.

Subsidiária da Koch Industries, a Invista é reconhecida no mercado pela poliamida 6.6 e pelas marcas que incluem a Stainmaster, Cordura e Antron.