Início Destaques

Messe Frankfurt adia feiras da casa

Com os números da pandemia a aumentarem por todo o mundo, a organização decidiu parar a atividade entre janeiro e março de 2021 e adiar os principais certames para o segundo trimestre. A Heimtextil terá lugar em paralelo com a Techtextil e a Texprocess, em maio, enquanto a Ambiente fica agora agendada para abril.

Heimtextil 2020 - Lameirinho [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH]

A Messe Frankfurt, que já organizou 13 feiras em várias localizações na China desde que a crise pandémica começou, incluindo a Intertextile Shanghai Home Textiles e a Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics, decidiu que a situação atual, com o aumento de casos positivos de Covid-19 e consequentes restrições às viagens, exigia uma alteração de calendário.

«É importante para os nossos clientes tomarmos uma decisão antecipadamente, já que de outra forma seria a altura de começarem a investir na sua apresentação nas feiras», explica Wolfgang Marzin, CEO da Messe Frankfurt, sublinhando que «a Messe Frankfurt vai continuar a trabalhar de perto com os seus clientes para assegurar que as suas decisões servem os interesses das indústrias expositoras».

Heimtextil incontornável

A decisão implicou o adiamento da Heimtextil, a maior feira europeia de têxteis-lar, que passará para 4 a 7 de maio, realizando-se, assim, em paralelo com a feira de têxteis técnicos e não-tecidos Techtextil e com a feira de tecnologia de processamento de materiais flexíveis Texprocess.

Wolfgang Marzin [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH]
«A grande maioria do sector internacional de têxteis para a casa e hotelaria quer que organizemos a Heimtextil 2021. Muitas empresas esperam dar um impulso ao seu negócio participando na feira após a retoma. E consideramos que é uma obrigação ainda maior do que antes termos um papel nisto», afirma Detlef Braun, administrador da Messe Frankfurt.

«Contudo, as atuais restrições às viagens e o novo aumento no número de infeções representa uma enorme dificuldade na nossa feira muito internacional. Estamos em contacto constante com os nossos expositores e as autoridades apropriadas e iremos fazer tudo ao nosso alcance para assegurar uma Heimtextil 2021 segura e bem sucedida», garante.

Mais de 90% dos expositores da Heimtextil são provenientes de outros países que não a Alemanha e, como tal, ter a feira em maio em vez de janeiro oferece, segundo a Messe Frankfurt, uma maior certeza no planeamento para todos os envolvidos.

«Os ciclos de encomendas orientados pelas tendências para o sector de têxteis-lar e para o segmento contract exigem um evento anual no início do ano. A Techtextil e a Texprocess são feiras bianuais e estão agendadas para maio de 2021. Para a Heimtextil, é uma oportunidade para unir forçar com duas feiras internacionais bem sucedidas e apresentar toda a cadeia de valor têxtil em simultâneo», considera Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt.

Detlef Braun [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH]
O facto da própria Techtextil ter um sector dedicado aos têxteis técnicos aplicados à casa pode ser mais um fator a favor da realização destas feiras em conjunto. «Estamos confiantes que a situação em relação à pandemia terá abrandado significativamente até maio do próximo ano e estamos desejosos de ter um evento seguro e bem sucedido juntamente com os nossos parceiros do sector», assegura Olaf Schmidt.

Reforço digital

As mesmas condições externas, aponta Detlef Braun, são «igualmente aplicáveis a todas as indústrias, incluindo à área de bens de consumo como um todo». Por isso, a Messe Frankfurt vai ter uma “edição especial” dedicada aos bens de consumo de 17 a 20 de abril, que inclui, pela primeira vez em conjunto, a Ambiente, a Christmasworld e a Paperworld. Este International Consumer Goods Show – Special Edition terá, além da edição física, um evento online complementar, como parte dos Consumer Goods Digital Days, que junta ainda o certame Creativeworld, apenas em formato digital.

Olaf Schmidt [©Messe Frankfurt Exhibition GmbH]
A Messe Frankfurt está, de resto, a reforçar a sua conexão digital, nomeadamente com a abertura do marketplace B2B Nextrade – que é usado desde 2019 pelos expositores das feiras Ambiente, Tendence e Nordstill – aos clientes da Heimtextil, da Christmasworld e da Creativeworld. Nesta plataforma podem ser feitas encomendas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo que, destaca a organização, «o Nextrade oferece aos fornecedores canais de venda e distribuição completamente novos, especialmente a nível internacional».