Início Notícias Têxtil

Messe Frankfurt: duas setas em África

A Source Africa e a ATF, dois dos maiores salões de têxtil, vestuário e calçado do continente africano, foram adquiridos pela Messe Frankfurt South Africa, subsidiária da Messe Frankfurt, confirmou a organização com operações em mais de 50 países e mais de 134 feiras à escala global.

Desde a sua criação, em 2013, a Source Africa tem crescido de ano para ano, assumindo-se como o mais importante evento anual de têxtil, vestuário e calçado africano no calendário internacional. No próximo ano, contabiliza-se a 6.ª edição do evento.

As feiras sul-africanas Source Africa e ATF são atualmente organizadas pela LTE.

A aquisição vem complementar o atual portefólio de feiras têxteis da Messe Frankfurt, sob o guarda-chuva da Texpertise Network.

«Acreditamos que a Messe Frankfurt South Africa tem os recursos, capacidades e experiência, globalmente e com a ajuda da Texpertise Network, para fazer crescer esses eventos», afirma Konstantin von Vieregge, CEO da Messe Frankfurt South Africa, em comunicado, acrescentando que «estamos honrados pela LTE nos ter selecionado como parceiros preferenciais e estamos ansiosos para trabalhar com eles para levarmos os dois eventos para um novo nível. A Messe Frankfurt South Africa está empenhada em garantir o crescimento dessas indústrias e quer expor o potencial de África do Sul ao resto do mundo».

William Scalco, membro da LTE, sublinha que os principais objetivos da Source Africa e da ATF são «promover o têxtil, vestuário e calçado criados em África e incentivar a interação entre compradores, fabricantes e fornecedores internacionais e regionais». Os eventos têm também a missão de impulsionar o investimento na região e garantir a criação sustentável de empregos naqueles sectores.

O relatório “Africa is on the Move!”, promovido pela McKinsey, identifica vários países africanos como destinos-chave para o aprovisionamento de têxteis, vestuário e calçado. Além disso, a renovação do African Growth and Opportunities Act (AGOA) até 2025 deverá dar um novo impulso à economia dos países africanos, uma vez que vai melhorar significativamente o acesso ao mercado para os países da África subsaariana.

«Acreditamos com firmeza que África está idealmente situada para aproveitar essas oportunidades», acrescenta Scalco.

A próxima edição da Source Africa acontece no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC) de 20 a 21 de junho de 2018. Já a ATF tem lugar de 21 a 23 de novembro de 2017, também no CTICC, na Cidade do Cabo.

No próximo mês de outubro, a Messe Frankfurt estabelece, pela primeira vez, parceria com a Africa Fashion and Sourcing Week, em Addis Abeba, Etiópia. Como parte da parceria, as três marcas comerciais Texworld Addis Abeba, Apparel Sourcing Addis Abeba e Texprocess Addis Abeba serão lançadas na Africa Sourcing & Fashion Week.