Início Notícias Têxtil

Messe Frankfurt France apresenta Le Showroom

Face à impossibilidade de realizar as suas feiras de tecidos e sourcing no formato habitual, a Messe Frankfurt France vai organizar um certame diferente. O Texworld Evolution Paris – Le Showroom será mais pequeno e não terá propriamente expositores, mas pretende ser uma montra para os produtos.

[©Messe Frankfurt France]

O novo evento, que terá lugar de 1 a 5 de fevereiro, irá permitir a compradores e designers explorar a oferta de um número selecionado de expositores da Texworld (tecidos e acessórios), Apparel Sourcing (vestuário), Avantex (vestuário inovador) e Leatherworld (couro e peles) Paris.

Ocupando os dois pisos do Atelier Richelieu, no centro de Paris, o Le Showroom será «o primeiro evento têxtil profissional internacional a ter lugar em Paris num ano e oferece uma nova forma de organizar o sourcing de moda», afirma Frédéric Bougeard, presidente da Messe Frankfurt France.

«Estou satisfeito por a minha equipa ter sido capaz de usar a sua experiência para desenvolver uma solução para responder às expectativas dos clientes nesta altura ímpar. Completa a plataforma digital de sourcing desenvolvida com o nosso parceiro Foursource, enquanto apoio para a troca entre duas edições físicas das nossas feiras. É crucial oferecer aos nossos visitantes acesso, ainda que limitado, a uma oferta mundial», explica.

As visitas poderão ser feitas em resposta a um convite e com a escolha de uma data e hora específica, com os compradores e designers a poderem aceder, no segundo piso do Atelier Richelieu, à chamada Library, uma mostra com vários milhares de amostras de tecidos e artigos acabados. Estes visitantes terão ainda acesso a uma ferramenta digital especificamente desenvolvida para facilitar o contacto direto com os produtores para expressarem o seu interesse, pedindo amostras ou cotações.

[©Messe Frankfurt France]
No primeiro piso, além de um espaço de acolhimento e de um bar, os visitantes poderão também ver o Trend Forum, um espaço criado pelos diretores artísticos Louis Gérin e Grégory Lamaud, focado na primavera-verão 2022.

O Texworld Evolution Paris – Le Showroom foi a solução encontrada pela Messe Frankfurt France depois de se ter visto obrigada a cancelar as edições físicas das suas feiras, inicialmente agendadas para 1 a 4 de fevereiro.

«As crescentes incertezas ligadas à crise de Covid-19 e as limitações impostas pela aplicação das regras de saúde para grandes eventos com uma dimensão internacional – como as restrições às viagens para estrangeiros – tornam impossível considerar fazer feiras profissionais para a indústria da moda», sublinhou a Messe Frankfurt France num comunicado da publicado no início de novembro.

A organização tinha já cancelado as feiras de setembro. A última edição presencial aconteceu em fevereiro deste ano, onde já foram sentidos os efeitos da pandemia, com uma redução de 49% no número de visitantes face à edição de fevereiro de 2019.

[©Messe Frankfurt France]