Início Destaques

Mewa na luta contra o CO2

Em 2020 foram emitidas menos 2,4 gigatoneladas de dióxido de carbono em todo o mundo, de acordo com o relatório anual do Global Carbon Project, mas o combate às alterações climáticas continua a ser uma luta para a qual a Mewa quer contribuir com o seu sistema de partilha e reutilização de panos de limpeza.

[©Mewa]

De acordo com a rede internacional de investigação Global Carbon Project, embora tenha havido uma redução de 7% nas emissões de CO2 face a 2019, em 2020 foram emitidas 34 gigatoneladas (uma gigatonelada equivale a um milhão de toneladas) de gases com efeito de estufa, o que terá feito aumentar a concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

«Mesmo assim, 2020 foi um bom ano para o clima, principalmente porque gerou ou intensificou muitas novas soluções amigas do ambiente, tais como o teletrabalho, eventos digitais e novos modelos de partilha», considera a Mewa, que desde 1908 disponibiliza têxteis reutilizáveis a fábricas e oficinas, num modelo de negócio que ajuda as empresas a reduzirem a sua pegada ambiental.

Ao evitar a utilização de soluções descartáveis, «uma fábrica ou oficina pode tornar-se mais amiga do clima a curto prazo, já que deixa de produzir resíduos perigosos de panos descartáveis, cuja produção emite CO2», salienta.

Neste modelo de negócio, «os panos de limpeza não são vendidos, mas alugados no âmbito de um sistema de serviço completo. Quem escolher a Mewa como parceira recebe a quantidade necessária de panos de limpeza entregues diretamente no local de utilização», explica a empresa alemã. Cada pano – há diferentes opções consoante as necessidades – pode ser lavado até 50 vezes e a empresa tem ainda cuidados especiais na lavagem e secagem, com processos «totalmente amigos do ambiente», garante.

[©Mewa]
Atualmente, a Mewa lava mais de mil milhões de panos de limpeza para 190.000 clientes por ano. «Graças à mais moderna tecnologia ambiental, os lubrificantes e as tintas são filtrados dos panos de limpeza usados e reutilizados para aquecer as linhas de lavagem e secagem», indica. Em termos anuais, a empresa alemã estima que tem uma «cobertura de 80 por cento da necessidade de energia, com a poupança de sete milhões de litros de óleo de aquecimento. Além disso, o sistema de cascata ultramoderno das linhas de lavagem assegura a utilização económica de água limpa. Os detergentes reduzidos a uma dose mínima são biodegradáveis».

A solução traz outras vantagens e benefícios, nomeadamente ao nível da comodidade e tempo despendido. «O motorista de serviço da Mewa traz consigo um ou mais contentores de segurança SaCon, que servem para o armazenamento e o transporte seguros e em conformidade com a lei dos panos usados. À hora combinada, o motorista de serviço recolhe os panos para lavagem. Naturalmente traz consigo uma carga de panos frescos e higienicamente limpos», explica a empresa em comunicado. O investimento necessário é igualmente «perfeitamente previsível», refere.

A Mewa tem ainda dado outros passos ao nível da sustentabilidade, estando atualmente a usar um dos primeiros camiões a hidrogénio, neutro em emissões de dióxido de carbono.