Início Destaques

Mewa: segurança e qualidade no trabalho

A empresa especialista em gestão têxtil garante que os panos de limpeza produzidos em algodão de fibra longa aumentam os níveis de segurança e a produtividade dos trabalhadores. A Mewa pretende, assim, contribuir para o bem-estar dos recursos humanos na indústria.

[©Mewa]

«Um verdadeiro elemento de equipa». É desta forma que a Mewa classifica os panos de limpeza microbiologicamente limpos e o contentor de segurança com fecho hermético para guardar os panos usados.

«Pode ser integrado num instante e sem esforço em qualquer fábrica ou oficina e aumenta, logo a partir do primeiro dia, os níveis de segurança, qualidade, bem-estar e satisfação dos trabalhadores», explica a empresa em comunicado.

Usar os panos da Mewa é «mostrar aos colaboradores que a empresa se preocupa com a sua segurança, saúde e satisfação dos mesmos. Todos os panos de limpeza da empresa têm o mesmo aspeto e aumentam, assim, a sensação de união. Quer a equipa seja composta por algumas pessoas, ou milhares, os panos ultra-absorventes e de qualidade superior proporcionam uma boa sensação e aumentam a produtividade», considera.

A estrutura de superfície dos panos Mewa e a sua capacidade de performance permitem, segundo a empresa alemã, reduzir até 35% os tempos de limpeza em comparação com os usados em papel.

Mewa mais sustentável

«Os panos têm um toque macio e um formato prático que tornam a limpeza das ferramentas e máquinas muito mais eficaz e dão uma proteção adicional às luvas de segurança. Para além disso, o sistema de panos de limpeza reduz, de forma notável, o perigo de incêndio, uma vez que os panos usados, sujos de óleo, são guardados, de forma segura e em conformidade com a lei, no contentor de segurança especial Mewa SaCon.», destaca.

[©Mewa]
Os panos de limpeza usados são posteriormente recolhidos pela Mewa para lavagem a uma temperatura de 90 °C durante pelo menos 15 minutos, o que neutraliza completamente todos os germes e microrganismos. Um sistema de controlo de várias fases assegura que apenas os panos de limpeza impecáveis são entregues aos clientes que subscrevem este serviço em regime de sharing têxtil.

«Assim, as empresas podem prever os custos exatos na limpeza. Além disso, dão um contributo importante para a proteção do ambiente porque o sistema de panos de limpeza da Mewa evita desperdícios de resíduos perigosos e processa, de forma térmica, os óleos usados que foram filtrados durante a lavagem. Estes óleos são reutilizados para aquecer as linhas de lavagem e secagem», aponta. Cada pano de limpeza pode ainda ser lavado até 50 vezes.

A Mewa atua no mercado desde 1908 e disponibiliza têxteis, com serviço completo, a fábricas e oficinas em regime de sharing têxtil. A empresa alemã fornece às empresas, a partir de 45 localizações, panos de limpeza, esteiras de retenção de óleo e esteiras de retenção de sujidade – com manutenção, armazenamento e logística incluídos.

Em 2020 alcançou um volume de negócios de 745 milhões de euros, o que a torna líder no segmento da gestão têxtil, e tem vindo a acumular importantes prémios pelo seu empenho nas áreas de sustentabilidade e de ação responsável, assim como pela gestão da marca e pela força de inovação.