No total, a organização antecipa a presença de 1.012 marcas na Micam, das quais 54% italianas e 46% estrangeiras – entre as quais as apresentadas pelas quatro dezenas de empresas lusas que irão expor –, numa altura em que o calçado “made in Italy” dá sinais de recuperação, com um crescimento de 14,5% das vendas, que está a ser acompanhado por um aumento de 18,7%, em valor, do consumo no país transalpino.
Entre o artesanal e a inovação
Esta edição da Micam, que tem como tema o baile da história da Cinderela, será dedicada à primavera-verão 2023, incluindo uma apresentação de tendências realizada em parceria com o gabinete WGSN.
Full Spectrum, um tema voltado para um lado mais divertido e anticonformista, Design Wise, mais centrado na sustentabilidade e no futuro do planeta, e Soul Space, um regresso à natureza, são os conceitos que poderão ser explorados durante o certame, na MicamX, uma área dedicada a seminários e reuniões que regressa com um foco na inovação, tanto ao nível dos materiais como do retalho.
Mas numa indústria com tanta tradição como o calçado, o know-how artesanal não pode ser esquecido e, por isso, a feira tem uma plataforma, em parceria com a Italian Artisan, para ligar produtores italianos de qualidade com marcas e retalhistas internacionais, agrupados sob a designação “Heróis Artesãos Italianos – a melhor tradição de manufatura”. «Este ano, estamos a arriscar com um stand inovador no qual a evolução tecnológica amplifica espaços e oportunidades para os nossos produtores, que continuam a ser o foco da nossa missão corporativa», antecipa David Clementoni, fundador da Italian Artisan.
A revelação de designers emergentes de calçado e a chamada Micam Tales Square, onde os visitantes podem experienciar o baile que inspira esta edição, são outros dos chamarizes desta 94.ª edição da Micam.