Início Notícias Calçado

Micam adiada para março

A feira de calçado decidiu adiar a próxima edição de fevereiro para março de forma a permitir a participação de um maior número de compradores internacionais. A Micam irá agora realizar-se de 13 a 15 de março, o mesmo acontecendo com as feiras paralelas Mipel, The One Milano e Homi Fashion & Jewels Exhibition.

[©Micam]

De acordo com o comunicado da organização, estas novas datas, que respondem à vontade dos players da indústria, têm como objetivo permitir a criação de «uma plataforma que junte todo o sistema moda» e «oferecer à audiência internacional de visitantes profissionais uma única e ótima oportunidade de negócio numa altura de maior serenidade».

Nestas novas datas – de 13 a 15 de março para a Micam, dedicada ao calçado, para a Mipel, de artigos em pele e acessórios, e para a The One Milano, vocacionada para o pronto-a-vestir de gama alta, e de 11 a 14 de março para a feira de joalharia de moda e acessórios Homi Fashion & Jewels Exhibition –, o mundo da moda e dos acessórios poderá conhecer as propostas criativas de centenas de expositores, salienta a Micam.

«Sempre conscientes de que as feiras físicas são indispensáveis ao negócio da moda, os organizadores decidiram unanimemente reagendar os eventos, mantendo-se alinhados com o mote #BetterTogether e, acima de tudo, com as necessidades do mercado», justifica.

Micam – setembro 2021 [©Micam]
#BetterTogether foi o tema escolhido para esta 93.ª edição da Micam, pretendendo destacar a importância das relações pessoais nos negócios. A feira de calçado de Milão mantém ainda a campanha de comunicação à volta da história da Cinderela, batizada Micam Glass Slipper, com o segundo episódio dedicado à preparação para o baile, do qual fazem parte uns sapatos de cristal cravados a diamantes que foram feitos especialmente para a Micam.

A última edição da feira de calçado, em setembro de 2021, que se realizou em conjunto com a Mipel e a The One Milano, acolheu 735 expositores, incluindo 34 portugueses, e 22.274 visitantes.

Também a Micam Milano Digital Show, uma plataforma online para promover os negócios, contou com mais de 250 coleções, num total de 15 mil produtos, e cerca de 4.000 visitantes.

Micam – setembro 2021 [©Micam]
«O sucesso, não só em termos de comunicação, mas também na forma inovadora de organizar feiras profissionais, está confirmado pelos resultados positivos obtidos pela Micam Milano Digital Show – a plataforma que possibilitou, às empresas de calçado e aos compradores de todo o mundo, conectar-se e fazer negócios sem barreiras físicas. Um evento que está a apoiar a indústria de calçado na mudança para a digitalização e que mostrou ser muito valioso durante o pico da pandemia, quando não era possível viajar, a decorrer em paralelo com a edição física, que continua indispensável para o nosso sector», explicou, no ano passado, Siro Badon, presidente da Micam e da associação Assocalzaturifici.