Início Notícias Calçado

Micam confirma edição presencial

A organização da feira de calçado anunciou o regresso ao formato tradicional na próxima edição, agendada para 19 a 21 de setembro. Além do contacto cara a cara entre fornecedores e compradores, a Micam está igualmente a apostar em iniciativas que destacam a inovação e o design.

setembro 2020 [©Micam]

Numa edição concentrada em três dias em vez dos habituais quatro, a Micam prepara-se para voltar ao formato físico um ano depois, após ter sido obrigada a cancelar o certame em março, que decorreu apenas em versão digital.

De 19 a 21 de setembro, a Micam pretende mostrar as propostas para a primavera-verão 2022 e as mais recentes tendências no sector do calçado de forma mais abrangente. De acordo com a organização, os avanços nas campanhas de vacinação sugerem que um grande número de compradores italianos e internacionais poderão visitar a Micam em segurança, seguindo os protocolos de saúde e segurança implementados em parceria com a Fiera Milano, para ver e tocar os produtos para a estação quente do próximo ano.

«Podemos finalmente recomeçar na nossa forma tradicional», explica Siro Badon, presidente da Micam e da Assocalzaturifici. «Os nossos membros precisam de se encontrar com os compradores em pessoa novamente e reestabelecer as suas relações. Temos estado a trabalhar sem parar para dar todas as ferramentas necessárias para relançar oportunidades de negócio, negociar encomendas e ajudar as empresas italianas a penetrar nos mercados internacionais. Esta é a única forma de revitalizar uma indústria que dá um contributo essencial à economia italiana. Sinergias entre os eventos físicos e virtuais serão reforçados. A emergência do covid e as restrições às viagens resultantes ensinaram-nos a importância de acelerar a digitalização para chegar e preencher as necessidades das pessoas que são incapazes de estar presencialmente no evento», acrescenta.

Digital em paralelo

Por esse motivo, a plataforma Micam Milano Digital Show irá manter-se, permanecendo online entre 15 de setembro e 15 de novembro e permitindo que as marcas agendem visitas e reuniões com os compradores antes, durante e após a edição física da Micam.

[©Micam]
De volta está igualmente o Micam X, o centro de inovação da feira, que teve uma versão digital entre março e maio e, nesse período, registou mais de 31 mil visitas. Seminários, workshops e propostas de elevada tecnologia fazem parte do Micam X, que pretende ser uma montra para o futuro, onde serão abordadas novas tendências nos mercados, pesquisas de materiais, futuro do retalho e sustentabilidade. Este espaço irá ainda receber o lançamento da nova ferramenta de certificação criada pela Assocalzaturifici para as empresas que implementem um plano de sustentabilidade industrial credível.

A edição de setembro prevê ainda a realização da quarta edição do projeto Emerging Designers, uma área que irá focar-se em 12 designers internacionais de calçado, e do Micam Start-Up Boot Camp, um conceito centrado nas start-ups mais inovadoras da indústria de calçado. No espaço Italian Artisan Heroes serão apresentadas as melhores empresas italianas de produção em private label, trazendo casos de sucesso da plataforma digital para os artesãos para a feira.