Início Notícias Calçado

Micam marca setembro com oportunidades

A 90.ª edição da feira internacional de calçado está de volta em setembro «num formato que promete oferecer novas oportunidades para os compradores e visitantes», que vão ficar a conhecer as propostas apresentadas por mais de 500 empresas.

«A Micam Milano prepara-se para destacar a coragem das empresas que têm insistido para que a feira se concretizasse, apesar do panorama internacional complicado da atualidade», salienta a organização em comunicado, na contagem decrescente para abrir portas.

A Fiera Milano Rho vai receber a 90.ª edição da Micam, de 20 a 23 de setembro, e espera acolher mais de cinco mil compradores, maioritariamente europeus.  «É a primeira etapa na nova campanha de vendas de um sector estratégico para a economia italiana», afirma Siro Badon, presidente da Micam e da Assocalzaturifici, entidade promotora do certame. «Reunir pessoalmente na feira continua a ser a melhor forma de negociar pedidos, permitindo que os compradores possam ver e tocar nas amostras e, sobretudo, ao participarem no evento, podem falar com os colegas e negociantes da indústria sobre a direção do mercado, identificando as tendências do futuro antes delas chegarem», considera.

A Micam vai ocupar os pavilhões 1,2,3,4 e 6, sendo que o 1 e o 3 vão receber a gama Premium com os produtos mais exclusivos da feira. Pela primeira vez, o certame vai ter uma área ocupada pela Mipel, o evento de couro internacional e acessórios de moda, e também pela TheOneMilanoSpecial num «formato original que vai proporcionar novas oportunidades para os compradores», revela em comunicado.

Já a área da Micam X vai receber vários encontros e atividades focadas maioritariamente nos temas lançados na última edição da feira, em fevereiro de 2020. Entre eles o futuro do retalho, sustentabilidade, tendências e materiais. Dado que uma das prioridades do evento é ajudar a relançar a indústria conferindo-lhe oportunidades, a iniciativa Emerging Designers foi incluída igualmente no programa, para promover os «talentos promissores».

Confiança e segurança

«A edição da feira em setembro vai ser muito mais do que uma edição importante na história da Micam. Vai ser uma ótima oportunidade para dar uma nova vida ao mundo da moda de acessórios, repondo a nossa confiança nas reuniões de negócios e nas discussões entre profissionais, designers criativos e membros do comércio de calçado e dos outros sectores que vão expor nas mesmas datas», avança a organização da Micam, que decorrerá praticamente em paralelo com a HOMI Fashion & Jewels Exhibition, evento focado em acessórios de moda, agendado de 19 a 22 de setembro, e a Lineapelle, feira internacional de couro, acessórios, componentes, tecidos, sintéticos e designs, que decorrerá entre 22 e 23 de setembro.

Siro Badon

Em colaboração com a Fiera Milano, a organização da Micam definiu as devidas diretrizes de segurança e higiene para proteger expositores, visitantes e funcionários que contribuem para a estrutura do certame. Novos processos de entrada e de registo, assim como novas normas nos espaços comuns e nos corredores vão ser aplicados seguindo as orientações da UFI (Union des Foires Internationales) e da EMECA (European Major Exhibition Centres Association).

«A presença destas e de outras medidas dá aos compradores e expositores a garantia de que vão poder aproveitar as oportunidades de habituais para fazerem o seu trabalho e negociar com conforto absoluto», assegura a organização, que se rege pelo mote #StrongerTogether.