Início Notícias Vestuário

Miguel Vieira assina pela Sport Zone

Depois de Katty Xiomara, é Miguel Vieira quem entra em campo pela equipa da Sport Zone. O designer assinou com a maior cadeia de lojas de desporto do país para uma coleção de vestuário desportivo que privilegia a corrida, o boxe, o ténis e o ciclismo.

Sport ZoneA coleção surge no âmbito da parceria assinada no ano passado entre o Portugal Fashion e a Sport Zone, que arrancou com a designer luzo-venezuelana Katty Xiomara na 37.ª edição da mostra, em outubro de 2015. «Temos tido resultados bons e o feedback é muito positivo», revela, ao Portugal Têxtil, Mónica Pimentel, diretora comercial e de desenvolvimento de produto da Sport Zone sobre os primeiros pontos dos jogos entre a moda e o desporto, sendo que a coleção de Katty Xiomara está neste momento à venda.

Já a apresentação das propostas Sport Zone + Miguel Vieira Powered by Portugal Fashion, para a primavera-verão 2017, teve direito a um desfile conceptual no passado sábado, durante a 39.ª edição do Portugal Fashion, na Sala das Oficinas da Alfândega do Porto.

Seguindo uma tendência global de colaborações entre criadores e marcas, cada vez mais expressiva no segmento athleisure, a coleção resultante da parceria entre Miguel Vieira e a empresa do universo Sonae contou ainda com o contributo da equipa de desenvolvimento do produto das marcas próprias da Sport Zone. «Surgiu um bocadinho de querermos potenciar os nossos ativos, a rede de distribuição e as equipas de desenvolvimento de produto e, por outro lado, beneficiarmos também da experiência de designers de renome como o Miguel Vieira, que acrescentam valor à marca Sport Zone e à coleção», explica Mónica Pimentel.

Sport ZonePara o criador nacional – que salpicou a coleção com as reconhecidas pinceladas de preto e branco e ainda a carimbou com o número 86 a dourado (relativo ao ano em que começou a trabalhar na moda) –, este desafio foi mais um degrau subido na escadaria da sua carreira. «Há sempre mais um degrau (…) e acho muito importante haver uma moda de autor ligada a estes desportos todos», afirma o multifacetado criador sobre a metáfora que gosta de aplicar às suas conquistas profissionais.

A coleção Sport Zone + Miguel Vieira Powered by Portugal Fashion para os desportos de corrida, boxe, ténis e ciclismo está disponível em lojas selecionadas, como é o caso do centro comercial Colombo ou do NorteShopping, mas é possível encomendar os artigos – que deverão apresentar um leque de preços entre os 20 e os 40 euros – online, no portal de comércio eletrónico da empresa, e «em qualquer loja Sport Zone, com entrega em loja ou em casa», acrescenta Mónica Pimentel.

Sport ZoneSobre a escolha dos desportos trabalhados pelo rasgo criativo de Miguel Vieira, a diretora comercial e de desenvolvimento de produto da Sport Zone, refere que «quanto mais de massas forem os desportos, mais potencial comercial têm. Mas, depois, em função do designer, da sua personalidade e gostos, identificámos quais é que poderiam ser interessantes o Miguel Vieira desenhar. Por exemplo, o boxe se calhar não é um desporto tão democrático como a corrida mas tem, do ponto de vista de coleção, um impacto muito grande». «É um misto das duas coisas: tendências de mercado e os gostos do designer que está a trabalhar connosco», resume.

O consórcio entre o Portugal Fashion e a Sport Zone prevê que, a cada estação, um criador português seja convidado a desenvolver uma linha de sportswear incluindo entre 25 a 30 peças, pelo que para o outono-inverno 2017/2018 este deverá trazer mais novidades.