Depois de uma estreia bem sucedida em fevereiro, a 6Dias está de volta ao parque de exposições Paris, Le Bourget e à Texworld para continuar a fazer negócios. «Já temos vários clientes marcados, clientes franceses», revela Patrícia Dias, administradora da empresa de tecidos, ao Portugal Têxtil.
No certame, a 6Dias irá mostrar «todas as tendências de mercado», de acordo com a sua nova forma de trabalhar. «Temos um book de tendências, temos uma forma diferente de trabalhar a coleção. Estamos a criar os próprios prints, de acordo com as tendências que pesquisamos. É a primeira vez que estamos a fazer este trabalho. Estamos, aos poucos, a tentar fazer cada vez melhor e as feiras acabam por nos ajudar nesse sentido – ver o que se está a fazer lá fora ajuda», acrescenta Patrícia Dias.
Em Paris, a 6Dias terá a companhia das portuguesas Ivlui, produtora de malhas, e da Portugaliacork, especialista em artigos em cortiça, que fazem parte dos 1.000 expositores confirmados pela organização, a cargo da Messe Frankfurt France.
«Esta 41.ª edição marca o início do 21.º ano da Texworld Paris. Durante 20 anos, a Texworld deu grande importância a estar em sintonia com o mercado mundial de moda. Descobrir novos produtos de todo o mundo e pensar “fora da caixa” foram fatores instrumentais na sua criação. Em 1996, havia uma procura por parte da indústria de vestuário e 20 anos depois continua a haver: a Texworld faz parte integral do sector dos têxteis, vestuário e acessórios, não só para todas as marcas de moda europeias mas também para marcas globais. E continuamos a estar em sintonia com as necessidades destes negócios», afirma Michael Scherpe, presidente da Messe Frankfurt France.
Como parte deste esforço para se manter a par com as exigências do mercado, a feira de tecidos e acessórios para vestuário vai lançar um novo segmento dedicado ao denim, batizado Texworld Denim. A nova área, que será comum à feira de sourcing Apparel Sourcing Paris, que se realiza em paralelo, deverá incluir cerca de 80 expositores, que irão mostrar as novidades em termos de tecidos mas também de vestuário.
O certame está também na linha da frente da apresentação de tendências para o outono-inverno 2018/2019, com o fórum, da responsabilidade de Louis Gérin e Grégory Lamaud, diretores artísticos da Texworld, a assumir como tema “Ex-aequo”. «É uma espécie de “reset” para a civilização, onde a igualdade aparece em primeiro lugar: o legado da tradição e as inovações mais recentes, o bonito e o feio, nós e eu, o perto e o longe… tudo parece convergir para um único ponto, o nosso presente. Onde tudo é possível», explicam, em comunicado, os responsáveis pelas tendências.
Para além de estarem expostas no hall 4, as tendências da estação serão ainda apresentadas pelos próprios diretores artísticos no dia 18 de setembro, às 11h, e no dia seguinte, às 11h30.
Do programa paralelo, destacam-se ainda as conferências “Perspetivas para o denim nos séculos XXI e XXII” (18 de setembro, às 12h15), “Tendências de cor para o outono-inverno 2018/2019 e como lhes dar vida”, da Pantone (18 de setembro, às 14h), “Negócios além das fronteiras – acesso ao mercado para a indústria têxtil e vestuário” (18 de setembro, às 15h45) e “Economia circular” (20 de setembro, às 11h).