Início Notícias Marcas

Mist apela à irmandade

A marca portuguesa de swimwear lançou uma nova coleção alicerçada em valores como a aceitação, o empoderamento, a entreajuda e a partilha de experiências entre as mulheres. Além da sustentabilidade que faz parte do seu ADN, a Mist aposta ainda na inclusão, sem nunca esquecer o design.

[©Mist]

“Support your sisters”, que se traduz em português por um apelo ao apoio às mulheres, é a frase-bandeira da marca criada pelas irmãs Joana, Carolina e Beatriz Oliveira em 2019, e a nova coleção Sisterhood in Nature consubstancia esta afirmação.

A coleção explora «a reconexão com a natureza, estabelecendo um paralelismo entre a mesma – onde nada faz sentido por si só, senão no todo – com a relação entre mulheres e a necessidade de construir uma comunidade de empoderamento, aceitação, empatia e partilha», explica um comunicado da marca.

Cada um dos lançamentos está ligado aos elementos naturais. O ar e a água inspiraram formas orgânicas, enquanto o fogo e a terra partiram do conceito de diferença e comunidade. «Adicionalmente, a narrativa de união está presente na estampa representativa do elemento feminino, no qual as cores dos respetivos elementos interligam-se à cor lilás, refletindo também a inspiração na delicadeza e tons das flores representadas nas obras da artista Georgia O’keeffe», descreve o comunicado.

Joana, Carolina e Beatriz Oliveira [©Mist]
As cores são alegres, incluindo laranja, amarelo e verde, e a coleção mantém o conceito de mix & match, com as clientes a poderem selecionar as peças de que mais gostam e que melhor se adaptam ao seu tipo de corpo.

Uma marca para todas

A Mist, de resto, surgiu no mercado para responder a uma necessidade sentida pelas suas fundadoras, que não encontravam biquínis que lhes servissem. «Todos os verões era a mesma história: procurávamos nas lojas de sempre e até naquelas em que já sabíamos que à partida o esforço iria ser em vão. Não encontrávamos nenhum modelo que fosse adequado para nós e que nos fizesse sentir confortáveis e confiantes, impedidas ao ponto de não conseguir dar um mergulho, jogar uma partida de raquetes ou dar uma corrida na praia. Queríamos um biquíni simples que nos enchesse as medidas, literalmente», indicam no website da marca. «Idealizámos uma coleção para mulheres com peito grande que possibilita a compra de peças separadas, de forma a facilitar a criação de conjuntos adaptados para cada corpo. Com base na nossa experiência pessoal, preocupámo-nos em desenvolver diversos modelos com atenção a determinados pormenores de modo a garantir o máximo suporte e bem-estar», acrescentam.

A oferta da marca contempla, por isso, nove tamanhos para as partes de cima, «que permitem que todas as mulheres encontrem a liberdade e conforto que procuram», salienta o comunicado, com modelos diferentes, incluindo sem aro e alças cruzadas, com copa para efeito redutor, triângulo com suporte e, mais recentemente, um modelo só com uma alça, «muito especial por garantir suporte e conforto para peito grande», destaca.

O design é uma parte importante da Mist, assim como a sustentabilidade, onde a marca se assume como eco-friendly. «A Mist está constantemente à procura das melhores práticas para minimizar o seu impacto ambiental, pelo que desde os fornecedores, fábricas, packaging, design consciente e materiais, tudo tem importância e é alvo de uma criteriosa escolha», refere em comunicado, dando como exemplo a inclusão das fibras recicladas Econyl, feitas a partir da recolha de redes de pesca do mar, e as proteções higiénicas produzidas com fibras de cana-de-açúcar.

[©Mist]
Além disso, todos os artigos são produzidos em Portugal. «Trabalhamos com fábricas locais que garantem boas condições de trabalho e acompanhamos todo o processo, colaborando para desenvolver os melhores produtos», pode ler-se no website da marca.

As vendas dos biquínis e fatos de banho da Mist são feitas online, mas a marca tem também um showroom em Telheiras, Lisboa, que abre ocasionalmente (as datas e horários são divulgadas no Instagram) para que as clientes possam experimentar peças e esclarecer dúvidas.