Com a “Fashion CEO Agenda – Priorities for a Prosperous Industry”, a Global Fashion Agenda (GFA) dá destaque às implicações e interseções ambientais e sociais, com contribuições de empresas como a Asos, H&M, PVH Corp e Nike Inc. e ainda organizações como a Sustainable Apparel Coalition.
Na mais recente edição, a GFA apresenta as cinco prioridades nas quais as empresas se devem focar para garantir prosperidade para as pessoas e comunidades enquanto operam em conformidade com os limites do planeta.
«A Fashion CEO Agenda foi projetada para informar e orientar os líderes da indústria da moda a tomarem as decisões certas para capacitar as pessoas e o meio ambiente a desenvolver-se», explica Morten Lehmann, diretor de sustentabilidade da GFA. «Ainda que implementar mudanças possa parecer uma batalha difícil, enfrentaremos graves consequências se não agirmos. Os líderes têm o poder e o conhecimento para tomar, agora, medidas ousadas que vão determinar o nosso futuro e as vidas das gerações futuras», afirma ao just-style.com.
A Fashion CEO Agenda deste ano proporciona uma nova visão para o sector da moda, projetando uma «indústria promissora que cria prosperidade para as pessoas e para as comunidades, operando dentro dos limites do planeta, o que reverte o seu impacto nas mudanças climáticas e protege a biodiversidade».
A par das prioridades citadas, o relatório considera também que facilitadores internos e externos são necessários para apoiar as empresas que trabalham com estratégias de sustentabilidade ambiciosas.
Agir o quanto antes
«A projeção da indústria de moda no pós-pandemia não é construída do zero, mas inspirada nas ferramentas e tecnologias existentes que vão passar da idealização à realidade e das experiências à adoção em grande escala», salienta o documento.
No webinar organizado pela GFA antes do lançamento do relatório, os oradores concordaram com a ideia de que o investimento e as mudanças nas políticas vão ajudar a indústria de moda global a melhorar o desempenho em termos de sustentabilidade, mas o sector não deve esperar pela solução perfeita e agir o quanto antes.